Consulte as notícias que são publicadas periodicamente na APEM. Conheça todos os acontecimentos promovidos pela Associação Portuguesa de Educação Musical e outras notícias importantes no âmbito do ensino da música em Portugal e no mundo.

Notícias

Convocatória da Assembleia Geral da APEM

Nos termos do Artigo 15º dos Estatutos da APEM, convoco a Assembleia Geral dos Sócios desta Associação para uma reunião ordinária, no dia 7 de julho 2017, 6ªfeira, às 16h00 (primeira convocação), na sede da APEM na Praça António Baião n.º 5B - Loja, 1500-712 Lisboa, telefone 217780629, com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Aprovação da Ata da Assembleia Geral de 11 de julho de 2016
  2. Apreciação, discussão e votação do Relatório e Contas da Direção e Parecer do Conselho Fiscal do ano 2016/2017
  3. Aprovação do Relatório de Atividades do ano 2016/2017
  4. Outros assuntos

Caso não se verifiquem as condições previstas no Artº 14º, a Assembleia funcionará trinta minutos depois, em segunda convocação.

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral:

Teresa Macedo

Concertos Cantar Mais, da sala de aula para o palco!

Concerto de final de Ano Letivo - Auditório Beatriz Costa

No dia 26 de maio realizou-se no Auditório Beatriz Costa, em Mafra, o concerto de final de ano letivo, promovido pelo Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro. Em palco, estiveram oitenta pequenos cantores dos 5º e 6ºs anos, preparados e orientados pelo professor Sérgio Boto.

O concerto dividiu-se em duas partes, a primeira, interpretando dez canções exclusivamente do repertório Cantar Mais, numa viagem por diferentes regiões e sonoridades da música tradicional portuguesa, sendo que algumas delas foram criativamente coreografadas e dançadas por estudantes do Agrupamento de Escolas da Malveira um exemplo de articulação e trabalho em rede. A segunda parte, incluiu três canções pop e um fado, interpretado por um pequeno solista, completando assim uma visão abrangente e integrante de diferentes tipologias musicais.

Para além das características musicais, o espetáculo e performance que resulta desta colaboração foi enriquecido, não só pela utilização do espólio sonoro do Cantar Mais , mas também, através dos conteúdos e sugestões pedagógicas que constam nas secções “Ouvir, fazer e criar” e “Outros saberes” de cada canção numa abordagem transversal dos saberes, transformando o cantar numa significativa e abrangente experiência artística e educativa.

A nota dominante foi o sorriso das crianças que acompanhou o cantar!

I Encontro de Educação Musical de Cascais

I Encontro de Educação Musical de Cascais

No dia 25 de maio, aconteceu no Auditório da Junta de Freguesia do Estoril o I Encontro de Educação Musical de Cascais. Esta iniciativa do professor Aurélio José Martins do Agrupamento de Alapraia juntou professores e alunos de vários agrupamentos de escolas do Concelho de Cascais: o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, o Agrupamento de Escola de Carcavelos, o Agrupamento de Escolas de Alapraia e o Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro.

O programa teve como objetivo dar a conhecer, fora das paredes da sala de aula e da escola, o que se passa nos clubes de Música de cada Agrupamento. Alunos do 5º ao 12º ano apresentaram o seu trabalho em Concerto num programa muito eclético em sonoridade, tipo de agrupamento musical e géneros musicais. Ouviu-se um grupo de guitarras, uma banda de garagem, um coro a cappella, solistas, grupos vocais e instrumentais (flautas e lâminas) e por último o clube de teatro do Agrupamento de Alapraia mostrou um excerto do seu trabalho que é um exemplo de articulação da Educação Musical com outras artes.

De frisar e valorizar a qualidade dos trabalhos apresentados, o prazer dos alunos na performance, o empenho dos professores envolvidos, a presença das direções das escolas e dos encarregados de educação dos alunos que, num dia de semana ao final da tarde, se mobilizaram para este I Encontro de Educação Musical. Para a concretização desta iniciativa louva-se também a abertura do Executivo da Junta de Freguesia do Estoril, no sentido de disponibilizar um espaço com todas as condições para a realização do Concerto.

Parabéns a todos!

A APEM na 5ª reunião da OCDE

5ª Reunião da OCDE

A APEM foi convidada pelo Secretário de Estado da Educação, João Costa, a participar na 5ª Reunião Informal do Grupo de Trabalho Educação 2030 “The Future of Education and Skill 2030”, que se realizou em Lisboa, nos dias 16, 17 e 18 de maio, organizada pela DGE.

A reunião foi muito participada, com mais de 90 inscritos de vários países. Estiveram também presentes alunos do ensino secundário do Cazaquistão, Coreia, Japão, China, Estados Unidos e Portugal. No último dia ainda houve visita a escolas portuguesas.

Três dias de apresentações, discussões e reflexões muito intensas com os alunos no centro do debate a participarem e a serem ouvidos. A Agenda centrou-se no desenvolvimento das seguintes temáticas:

“Student agency” The three categories of transformative competencies 2030: 1) creating new value; 2) taking responsability; 3) coping with tensions, dilemas, trade-offs and contraditions. “Curriculum overloaded” “Values in curriculum” “Curriculum analysis” on mathematics and on physical education

Apesar dos estádios de desenvolvimento diferentes nos países presentes nesta reunião, pudemos constatar, nas várias apresentações, que os problemas educacionais são globais. Como preparar as crianças e jovens para um mundo cada vez mais complexo e imprevisível? Que competências são essenciais para a sua formação/ educação? Como resolver a problemática de um currículo escolar sobrecarregado? Quais podem ser as competências transformadoras para uma educação no futuro ntrada no Bem-Estar do Indivíduo e da Sociedade?

A reflexão ainda vai ser aprofundada, mas as conclusões apontam para a (1)imprescindibilidade de continuar a ouvir e ter em conta a opinião dos alunos, ou seja, serem considerados como entidade participativa, (2) envolver e comprometer os diversos parceiros na educação e (3) desenvolver práticas pedagógicas baseadas em situações reais com metodologias de projeto numa perspetiva transdisciplinar.

Currículo, pedagogia e avaliação em educação musical: desafios e possibilidades

Martin Fautley


Ação de Formação de Curta Duração, creditada pelo Centro de Formação da APEM

por

Martin Fautley

Destinatários: Professores de Educação Musical/Música/Formação Musical e todos os interessados na temática.

Duração: 6 horas

Horário:

Dia Hora Duração
27 maio 10h00-13h00 e 14h30-17h30 6h


Local: Metropolitana

Mostrar mais

Notícias em destaque

Convocatória da Assembleia Geral da APEM
Nos termos do Artigo 15º dos Estatutos da APEM, convoco a Assembleia Geral dos Sócios desta ...
Concertos Cantar Mais, da sala de aula para o palco!
No dia 26 de maio realizou-se no Auditório Beatriz Costa, em Mafra, o concerto de final de ano ...
I Encontro de Educação Musical de Cascais
No dia 25 de maio, aconteceu no Auditório da Junta de Freguesia do Estoril o I Encontro de ...
A APEM na 5ª reunião da OCDE
A APEM foi convidada pelo Secretário de Estado da Educação, João Costa, a participar na 5ª ...
Currículo, pedagogia e avaliação em educação musical: desafios e possibilidades
Ação de Formação de Curta Duração, creditada pelo Centro de Formação da APEM por Martin ...

A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

A APEM é filiada na ISME - Internacional Society for Music Education como INA - ISME National Affiliate

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de junho/julho acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

Morada
Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa
tel.: 21 778 06 29/ tm. 91 759 250 4/ 936 756 246

© 2016 Associação Portuguesa de Educação Musical