Notícias

I Encontro de Educação Musical de Cascais

I Encontro de Educação Musical de Cascais

No dia 25 de maio, aconteceu no Auditório da Junta de Freguesia do Estoril o I Encontro de Educação Musical de Cascais. Esta iniciativa do professor Aurélio José Martins do Agrupamento de Alapraia juntou professores e alunos de vários agrupamentos de escolas do Concelho de Cascais: o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, o Agrupamento de Escola de Carcavelos, o Agrupamento de Escolas de Alapraia e o Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro.

O programa teve como objetivo dar a conhecer, fora das paredes da sala de aula e da escola, o que se passa nos clubes de Música de cada Agrupamento. Alunos do 5º ao 12º ano apresentaram o seu trabalho em Concerto num programa muito eclético em sonoridade, tipo de agrupamento musical e géneros musicais. Ouviu-se um grupo de guitarras, uma banda de garagem, um coro a cappella, solistas, grupos vocais e instrumentais (flautas e lâminas) e por último o clube de teatro do Agrupamento de Alapraia mostrou um excerto do seu trabalho que é um exemplo de articulação da Educação Musical com outras artes.

De frisar e valorizar a qualidade dos trabalhos apresentados, o prazer dos alunos na performance, o empenho dos professores envolvidos, a presença das direções das escolas e dos encarregados de educação dos alunos que, num dia de semana ao final da tarde, se mobilizaram para este I Encontro de Educação Musical. Para a concretização desta iniciativa louva-se também a abertura do Executivo da Junta de Freguesia do Estoril, no sentido de disponibilizar um espaço com todas as condições para a realização do Concerto.

Parabéns a todos!

Notícias em destaque

Cantar Mais no Encontro "Perfil do aluno para o século XXI: desafios e (trans)formação"
A Rede Educação Século XXI, através da ACIRES XXI - Círculos de Inovação e numa organização ...
Educação Kodály: música no ensino geral e especializado
Ação de Formação na modalidade de Curso de Formação Registo nº CCPFC/ACC-92623/17 25h - ...
4ª edição do Concurso de Composição de Canções para Crianças
A APEM lança a 4ª edição do Concurso de Composição de Canções para Crianças. Consulte ...
Convocatória da Assembleia Geral da APEM
Nos termos do Artigo 15º dos Estatutos da APEM, convoco a Assembleia Geral dos Sócios desta ...
Concertos Cantar Mais, da sala de aula para o palco!
No dia 26 de maio realizou-se no Auditório Beatriz Costa, em Mafra, o concerto de final de ano ...

A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

A APEM é filiada na ISME - Internacional Society for Music Education como INA - ISME National Affiliate

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de junho/julho acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  91 759 250 4/ 936 756 246

 Envie-nos um email

© 2016 Associação Portuguesa de Educação Musical