Notícias

Centro Kodály de Portugal

Centro Kodály de Portugal


No passado dia 13 de outubro, realizou-se na Embaixada da Hungria em Lisboa, o evento comemorativo da criação do Centro Kodály de Portugal (CKP) da APEM. Neste evento foi assinado um protocolo de colaboração entre APEM, Embaixada da Hungria, Instituto Kodály da Universidade de Budapeste, a Diretora do Centro Kodály de Portugal e a Associação Portugal-Hungria para a Cooperação e o Ministério do Comércio Externo e dos Negócios Estrangeiros da Hungria onde ficaram expressos os objetivos desta cooperação e que são:

  • Divulgar o Conceito de Educação Musical de Kodály em Portugal.
  • Favorecer a adaptação do Conceito Kodály à realidade cultural-musical portuguesa.
  • Organizar ações de formação Kodály (em Direção Coral e Formação Musical) com a orientação de professores portugueses creditados pelo Instituto Kodály e, sempre que as condições financeiras o permitam, por professores do Instituto Kodály.
  • Promover visitas de professores e futuros professores portugueses ao Instituto Kodály em Kecskemét para realização de cursos intensivos de uma semana.
  • Dar incentivos ao intercâmbio de alunos e professores através do programa Erasmus entre a Escola Superior de Música de Lisboa, outras instituições de ensino superior e o Instituto Kodály.
  • Facilitar os contactos para desenvolvimento de outros programas de intercâmbio entre professores e alunos.
  • Apoiar a realização de estudos relativos à adaptação portuguesa do Conceito Kodály de Educação Musical.
  • Divulgar os cursos (Licenciatura e Mestrado) do Instituto Kodály, o Internacional Summer Seminar realizado de dois em dois anos em Kecskemét e as publicações do Instituto.
  • Apoiar as atividades desenvolvidas pelo Centro Kodály de Portugal.

A Embaixada da Hungria homenageou a sócia da APEM e Diretora do Centro Kodály de Portugal, Cristina Brito da Cruz, atribuindo-lhe a Condecoração Cruz de Ouro de Mérito da Hungria, em reconhecimento do seu trabalho de divulgação do método Kodály, durante várias décadas.

Manuela Encarnação, presidente da APEM, referiu, para além do trabalho da Cristina Brito da Cruz na divulgação da metodologia Kodály em Portugal, o historial da APEM neste campo que começou em logo em junho de 1975 na presidência da professora e compositora Maria de Lurdes Martins com a realização do seminário “Os princípios de Kodály na prática” com uma equipa de professores húngaros Gabor Ugrin, Ester Mihály, Eva Sipos da Academia Franz Liszt e do Conservatório Bela Bartok que trouxeram um grupo de 5 alunos finalistas do Conservatório Bela Bartok e ainda um outro grupo de 10 crianças de uma escola primária húngara. Este Seminário que também se realizou na semana seguinte no Porto, teve o apoio do Ministério da Educação e Cultura, do Ministério da Comunicação Social, da Embaixada da Hungria e da Fundação Calouste Gulbenkian onde decorreu durante 5 dias em regime intensivo de 5 a 6 horas por dia. Foi um sucesso e o início de uma longa vida de ensino e aprendizagem do conceito de educação Kodály que agora comemoramos com a criação do Centro Kodály de Portugal na APEM.

Notícias em destaque

A Guitarra na Sala de Aula – Técnicas e Métodos Didáticos
Ação de Formação de Curta Duração 6h por Francesco Luciani Destinatários: Professores ...
4º Curso de Composição de Canções para Crianças - Divulgação de resultados e entrega de prémios
1º Prémio - Canção “Velha fábula em bossa nova” de José Tiago Baptista, poema de ...
De Olhos Postos na Associação de Guitarra do Algarve (AGA) e na Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve
Eudoro Grade, presidente da Associação de Guitarra do Algarve (AGA) apresenta-nos o seu trabalho ...
Centro Kodály de Portugal
No passado dia 13 de outubro, realizou-se na Embaixada da Hungria em Lisboa, o evento comemorativo ...
Reunião da APEM na Secretaria de Estado da Educação
No passado dia 10 de outubro, a APEM esteve reunida com o Secretário de Estado da Educação, ...

A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

A APEM é filiada na ISME - Internacional Society for Music Education como INA - ISME National Affiliate

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de outubro acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  91 759 250 4/ 936 756 246

 Envie-nos um email

© 2016 Associação Portuguesa de Educação Musical