Notícias

De Olhos Postos na Associação de Guitarra do Algarve (AGA) e na Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve

De Olhos Postos na Associação de Guitarra do Algarve (AGA) e na Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve


Eudoro Grade, presidente da Associação de Guitarra do Algarve (AGA) apresenta-nos o seu trabalho na AGA e a Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve que já tem quase 18 anos! Este ano vão estar representados no XI Encontro Nacional da APEM no workshop “Construindo uma orquestra de guitarras” com Renata Santos.

A AGA - Associação de Guitarra do Algarve, é uma associação cultural, sem fins lucrativos, constituída em 2001 e sediada em Santa Bárbara de Nexe, FARO que tem como objetivo, participar, fomentar e contribuir para o desenvolvimento cultural e artístico juvenil da região do Algarve.

Destaca-se na sua atividade a implementação do projeto “Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve”, com uma dinâmica geral baseada na área da música e assente em coordenadas que consideramos importantes, tais como:

  • presença da atividade cultural fora dos grandes centros urbanos;
  • representação da comunidade e da região;
  • equidade entre o litoral e interior;
  • sentimento de regionalidade;
  • desenvolvimento do pensamento crítico, auto estima, persistência e formação para a cidadania.

A Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, envolve, neste momento, 11 dos 16 concelhos do Algarve, representados cada um por uma instituição local a que chamámos – Polo Dinamizador.

Com uma incidência própria de raiz cultural, esta iniciativa não se fecha nem se limita ao seu principal objetivo formal referido, mas é, preferencialmente, um produto de princípios ou processos de boas práticas que através da educação artística, contribuem para a formação integral da pessoa humana, nomeadamente, dos jovens a quem é dirigido este projeto. Tem esta iniciativa um caráter especial e original, já que propomos, como desafio, a interação cultural local e regional, evidenciando, em si, alguns critérios de orientação transversais ao projeto:

  • promover a valorização das localidades fora dos grandes centros urbanos, por serem estas as mais carenciadas deste tipo de iniciativas;
  • proporcionar a inclusão das diferentes etnias residentes;
  • envolver a família e as comunidades;
  • colaborar para a equidade de oportunidades entre o interior e litoral num contexto especial de lugares e fronteiras entrecruzadas onde existem expectativas específicas, necessidades e valores culturais a salientar, atitudes relevantes e estilos de vida próprios.

Os jovens são os principais sujeitos e interlocutores. Pensamos que um grupo de pertença que representa não só a sua localidade mas toda uma Região, propicia a expressão de sentimentos e emoções que, naturalmente, estimulam, entre outros, a sensibilidade, a auto confiança e o prazer de fazer música, reconhecendo, em tudo isso, a visão e o contributo para a formação integral desses mesmos jovens.

À Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, juntam-se os mais de 1200 jovens que já passaram pelo projeto e que mantêm uma ligação emocional fortíssima com a AGA e a Orquestra. Todos esses jovens guardam, em si, a alegria de um dia terem feito parte da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, reconhecendo, o papel, a importância e o que representa, ainda hoje, para a sua vida esses anos de aprendizagem, conhecimento, prática e vivência em grupo e, obviamente, continuam a ser os arautos privilegiados na sua divulgação.

Saiba mais aqui:

http://www.ogalgarve.com/quem-somos/

Notícias em destaque

A Guitarra na Sala de Aula – Técnicas e Métodos Didáticos
Ação de Formação de Curta Duração 6h por Francesco Luciani Destinatários: Professores ...
4º Curso de Composição de Canções para Crianças - Divulgação de resultados e entrega de prémios
1º Prémio - Canção “Velha fábula em bossa nova” de José Tiago Baptista, poema de ...
De Olhos Postos na Associação de Guitarra do Algarve (AGA) e na Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve
Eudoro Grade, presidente da Associação de Guitarra do Algarve (AGA) apresenta-nos o seu trabalho ...
Centro Kodály de Portugal
No passado dia 13 de outubro, realizou-se na Embaixada da Hungria em Lisboa, o evento comemorativo ...
Reunião da APEM na Secretaria de Estado da Educação
No passado dia 10 de outubro, a APEM esteve reunida com o Secretário de Estado da Educação, ...

A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

A APEM é filiada na ISME - Internacional Society for Music Education como INA - ISME National Affiliate

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de outubro acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  91 759 250 4/ 936 756 246

 Envie-nos um email

© 2016 Associação Portuguesa de Educação Musical