Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar baseada nos princípios didácticos de Edwin Gordon



desenho criança a sorrir com mãos no ar

por

Ana Paula Almeida

Dia 17 de Março de 2007, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 16:30
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto


Destinatários da acção
Professores de Música do Ensino Genérico e do Ensino Vocacional. Educadores de Infância com conhecimentos de música.

Duração
5 horas


Objectivos

- Adquirir uma perspectiva crítica relativa a possibilidades de utilização de práticas musicais nas creches e nos jardins de infância.
- Compreender os princípios basilares da Teoria da Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar de Edwin Gordon.
- Promover uma orientação musical adequada à primeira infância, respeitando as necessidades de aprendizagem sequencial: aculturação, imitação e assimilação.
- Escutar, interpretar e criar um repertório com características diferenciadas: canções em modos e métricas distintas (com e sem texto); cantos rítmicos em diferentes métricas; padrões tonais e rítmicos; jogos de movimento livre e estruturado: fluxo, peso, tempo, espaço.

Programa
O workshop encontra-se dividido em quatro partes:
1. Apresentação e discussão dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon.
2. Movimento e Prática Vocal.
3. Aprendizagem e interpretação de um conjunto de canções e de cantos rítmicos.
4. Simulação de orientações musicais para crianças entre os 0 e os 5 anos.

Ana Paula Almeida
Mestre em História de Arte Contemporânea, pós-graduada em Ciências Musicais (CM) no Ramo de Formação Educacional e licenciada em CM pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Actualmente, é assistente convidada no Departamento de Ciências Musicais da FCSH-UNL e do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde lecciona disciplinas no âmbito da pedagogia musical. Colabora desde 1998 com a Profª Drª Helena Rodrigues em projectos dedicados à primeira infância no âmbito da Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon.

Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa. Enquanto elemento do Grupo Vocal Olisipo, realizou mais de 150 concertos em Portugal, tendo ainda participado em diversos festivais, cursos (orientados pelos King's Singers e pelo Hilliard Ensemble) e concursos (Itália, Finlândia e Bulgária), onde obteve o primeiro lugar. Participou em alguns importantes concertos do Coro da Fundação Calouste Gulbenkian (1998-2000).
Desde 2002, colabora com a Companhia de Música Teatral, participando nos espectáculos infantis Bebébabá, Andakibebé, Morte e Nascimento de uma Flor e A Flauta Quase Mágica.

Descarregar
Descarregar folheto com ficha de inscrição e contactos (108 KB)
folheto_gordon_porto