A Ciência da Voz Cantada tem trazido importantes contributos para a pedagogia do canto sendo o impacto deste contributo enorme e relevante para a pedagogia e didática da voz. Urge, pois, rever e atualizar as práticas à luz deste conhecimento, quer através do aprofundamento dos conhecimentos da fisiologia e acústica da voz cantada, quer através do valioso contributo da neurociência   obrigando ao repensar dos processos de aprendizagem musical. 

Banda pop em sala de aula

Ideias, técnicas e metodologias

Banda pop em sala de aula

Esgotado

Ação de formação Creditada

25h | Registo:CCPFC/ACC-127683/24

por

Pedro Zagalo

Destinatários:

Professores dos Grupos 250 e 610

Datas:

6 de janeiro a 24 de fevereiro de 2025

Valor da Inscrição:

Sócios da APEM com as quotas regularizadas1 - 50 €

Não Sócios2 - 100€

1Os sócios com as quotas em dia para beneficiarem do desconto de sócio têm que fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:

A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite. Existirão no entanto algumas sessões síncronas que serão calendarizadas mais perto da data da formação

Requisitos mínimos
  • Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
  • Auscultadores, câmara e microfone;
  • Ligação à internet.

Sinopse:

O modelo de aprendizagem musical assente na metodologia de bandas Pop privilegia o trabalho em equipa, onde os alunos se apoiam uns aos outros na construção do saber, desenvolvendo competências individuais e coletivas. De acordo com Green (2002) "a interação e a aprendizagem entre pares é típica das bandas de música Pop". No contexto de bandas Pop, evidenciam-se aspetos que dizem respeito ao facto dos alunos terem uma aprendizagem coletiva num clima de cooperação e colaboração, o que permite o acesso ao saber que advém de vários pontos e não apenas pelo professor. Muitos são os casos em que os alunos nos intervalos da escola, em casa uns dos outros ou mesmo pela internet, esclarecem dúvidas, consolidam as aprendizagens nas aulas de bandas Pop e até avançam para novas descobertas. O facto de estarem numa aprendizagem colaborativa, permite que, mesmo uma banda de iniciação,obtenha resultados muito rápidos. Por pouco que seja o contributo individual de cada instrumento, no seu todo, o coletivo gera algo com sentido, apresentando resultados muito mais céleres e eficazes e completos. Aprender música em contexto de banda Pop, leva a que os alunos mais avançados ensinem os alunos com mais dificuldades. Esta tarefa de entreajuda, permite que, não só, quem é ensinado, aprenda, mas também é um ganho para os alunos mais avançados, quer ao nível de conhecimentos, quer ao nível das relações humanas e de ajuda ao próximo.

Objetivos a atingir:

  • Reconhecer as mais valias da aprendizagem colaborativa;
  • Refletir sobre as potencialidades das técnicas e metodologias das bandas Pop em sala de aula;
  • Capacitar os formandos para o desenvolvimento de projetos artísticos assentes nas metodologias das bandas Pop;
  • Desenvolver estratégias e ferramentas para a implementação e concretização de projetos de bandas Pop.

Conteúdos:

  • Aprendizagem colaborativa;
  • Métodos e técnicas das bandas Pop em sala de aula;
  • Linguagem universal de Cifras como linha orientadora de leitura musical;
  • Instrumentos Pop/Rock: Teclado; Guitarra Elétrica; Baixo Elétrico e Bateria;
  • Técnicas e modelos de aprendizagem dos instrumentos Pop/Rock;
  • Repertório de bandas Pop/Rock
  • Criação de projetos artísticos

Metodologias de realização da ação:

O curso de formação desenvolve-se a partir de aulas teórico-práticas e aulas práticas síncronas e assíncronas, comrecurso às plataformas Moodle e Zoom. Privilegia-se uma metodologia ativa e participativa, privilegiando a recurso àapresentação de vídeos demonstrativos e atividades de natureza diversificada, nomeadamente:

  • Aplicação prática dos conteúdos abordados
  • Demonstração e partilha das tarefas realizadas pelos formandos
  • Debate e reflexão sobre os conteúdos abordados e sua aplicação no contexto profissional dos formandos
  • Partilha de boas práticas entre os intervenientes
  • Regime de avaliação dos formandos:

    • Participação nas atividades e realização das tarefas propostas;
    • Reflexão crítica.
    Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.

    A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:

    • 1 a 4,9 valores – Insuficiente
    • 5 a 6,4 valores – Regular
    • 6,5 a 7,9 valores – Bom
    • 8 a 8,9 valores – Muito Bom
    • 9 a 10 valores – Excelente

    Bibliografia fundamental

    • FONTES, A. e FREIXO, O. (2004). Vygotsky e a Aprendizagem Cooperativa. Lisboa: Livros Horizonte.
    • GREEN, L. (2002). How Popular Musicians Learn: A Way Ahead for Music Education. United States: Ashgate.
    • GREEN, L (2008). Music, Informal Learning and the School: A New Classroom Pedagogy. United States: Ashgate
    • SIERRA I FABRA (2003). La Era Rock (1953-2003). Madrid: Espasa.
    • WESTERLUND, H. (2006). Garage rock bands: a future model for developing musical expertise? International Journal ofMusic Education, 24, 119.
    Pedro Zagalo

    Pedro Zagalo

    Pedro Zagalo é licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Setúbal e Mestre em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico pela mesma instituição. É professor, compositor, diretor musical, pianista e produtor musical. A sua experiência no mundo artístico inclui trabalhos com vários músicos de relevo, como Rui Veloso, Mariza, Miguel Gameiro, Tim, Herman José, Vitorino, Héber Marques,Cuca Roseta, Rita Guerra, Mafalda Veiga,  entre outros.  Participou em sessões de formação com Edwin Gordon, Mauricio Padovan e Keith Swanwick e também em Masterclasses com vários músicos do panorama do jazz internacional, como Donny MacCaslin, David Binney, Ben Monder, Hans Glawischnig, Adam Cruz, Miguel Zenón, Arturo Serra, Luis Perdomo, Henry Cole. Atualmente é professor de Educação Musical no ensino público. Na sua carreira artística presente, destaca-se a participação como pianista e diretor musical no grupo Monda, do qual é também fundador, e da banda Miguel Gameiro & Pólo Norte. Mantém um trabalho regular de produção musical e gravação de estúdio para artistas como João Só, Nena, Os Quatro e Meia, Ana Bacalhau, Joana Almeirante, entre outros. Em 2022 edita o primeiro disco a solo "Outra Avenida".

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    A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

    Cantar Mais

    Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

    Saiba mais em:
    http://www.cantarmais.pt/pt

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