CFAPEM

Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical

O Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical (CFAPEM) foi criado e aprovado por unanimidade pela Direção da Associação em 16 de Março de 2009. e, sob proposta da Presidente da APEM, ficou nomeada como Diretora deste Centro, Lina Trindade Santos.

O CFAPEM foi acreditado como entidade formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, em 30 de Setembro de 2009.

Lina Trindade Santos

Lina Trindade Santos

Cargo: Diretora

Professora de Educação Musical e de Música no Agrupamento de Escolas 4 de Outubro, em Loures. Lecionou as áreas de Expressão Musical nos cursos de Técnico de Apoio à Infância e de Técnico de Apoio Psicossocial na Escola Profissional IPTrans.É licenciada em Ciências Musicais e mestre em Gestão de Sistemas e-Learning pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Assinou a coautoria de diversos projetos de manuais escolares. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios de Educação Musical/ Música, Expressão Musical, Educação em Música e Didática Específicas da Música. Atualmente, encontra-se ao serviço da APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical.
Ana Rita Carreira

Ana Rita Carreira

Grupo: 110/250

É docente no ensino público desde 2002, lecionando em vários Agrupamentos de Escolas, as disciplinas de Educação Musical (2.º ciclo) e Expressão Musical (1.º ciclo), desenvolvendo várias iniciativas no âmbito da música, quer a título individual, quer em colaboração. É professora de 1.º CEB desde 2013. No ensino privado, a convite, lecionou o seminário de Expressão Musical e Multiculturalismo no Curso de Complemento de Formação de 1.º ciclo na ESEAG (2003) e colaborou com o projeto Pantomima – círculo das artes em aulas de música para bebés (2010/14). É licenciada em Educação Musical pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett e Mestre em Ciências Musicais - Etnomusicologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios de Educação Musical/ Música desde 2019. Integrou a Equipa de Educação Artística da Direção-Geral de Educação entre 2018 e 2022, onde também foi Embaixadora do Programa de Educação Estética e Artística para a Região Centro Litoral. Frequenta o Doutoramento em Educação Artística pelo Instituto de Educação e integra a Equipa da Divisão de Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico na DGE.
António Moreira Jorge

António Moreira Jorge

Grupos:M

António Moreira Jorge é professor de clarinete no Conservatório de Música do Porto, do qual é atualmente diretor. Foi também professor de outras áreas noutras instituições: lecionou Formação Musical no Colégio dos Órfãos do Porto e na Escola Preparatória da Maia e Clarinete na Escola Silva Monteiro e Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim. A sua formação musical e pedagógica realizou-se no Conservatório de Música do Porto, no Conservatório Nacional de Lisboa e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. É licenciado em Administração Escolar e Administração Educacional pela Escola Superior de Educação do Porto.
Na sua atividade artística, tem uma forte ligação ao universo das bandas filarmónicas. Foi regente de bandas civis e integrou a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa. Colaborou com diversos grupos, como o Ensemble Português de Clarinetes, a Orquestra Sinfónica da RDP. Porto , Orquestra do Norte, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra de Braga, Orquestra da Régie Sinfonia do Porto, Orquestra Clássica do Porto e grupo “Oficina Musical”.
É membro fundador da Delegação Centro-Norte da Associação Portuguesa do Clarinete, da qual é Presidente. Conta com participações em diversos Festivais, como o Festival de Música de Espinho, o Festival de Música da Feira, o Festival de Música de Paços de Brandão, os Encontros de Música Contemporânea da Fundação Gulbenkian e o Festival de Música da Póvoa de Varzim.
Carlos Batalha

Carlos Batalha

Grupo: 250

Nasceu em 1978, é Mestre em Ciências da Educação – Informática Educacional - pela Universidade Católica Portuguesa e licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa. É membro da direção e colabora com a APEM a tempo inteiro desde 2016 como formador, web developer e gestor e criador de formações online para o Centro de Formação da APEM. Foi docente de Música e Educação Musical na Escola Portuguesa de Díli, em Timor-Leste, no Agrupamento de Escolas de Vialonga, na Escola Superior de Educação de Lisboa, na Universidade Aberta, entre outras instituições. Formador credenciado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua nas áreas da Educação Musical/Música.
Na sua dissertação de mestrado desenvolveu investigação sobre a interação online de centenas de professores de música numa comunidade virtual de prática. Nesta investigação-ação pretendeu diminuir constrangimentos que afetam estes docentes no seu contexto letivo, nomeadamente, o isolamento e acomodação, a carência de recursos para a prática letiva, as poucas oportunidades de formação contínua e a visão menor do professor e da sua área disciplinar.
São áreas de interesse o ensino a distância, as tecnologias e a música, o desenvolvimento web e programação.
Nos seus tempos livres dedica-se à família, à música, pedestrianismo e causas ambientalistas.
Catarina Andrade

Catarina Andrade

Grupo:610

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, é licenciada em Ciências Musicais, com Ramo de Formação Educação Educacional, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Possui pós-graduação em Gestão de Sistemas E-Learning pela mesma instituição e é formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Professora há cerca de 20 anos, pertence ao Grupo de Recrutamento 610, Música, do quadro do Agrupamento de Escolas D. Dinis em Odivelas e possui experiência profissional nos diferentes níveis de ensino desde a Educação Pré-Escolar ao 3º ciclo, passando ainda pela idade sénior. De 2012 a 2019, em mobilidade estatutária, exerceu funções na Escola Portuguesa de Díli e, desde 2019 está a exercer funções na Escola Portuguesa de Cabo Verde.
Carlos Batalha

Susana Lima

Grupos:M

É professora licenciada e profissionalizada em Ensino de Música na Área Específica de Teoria e Formação Musical na Universidade de Aveiro e bacherel pelo Instituto Superior de Assistentes e Intérpretes, Porto – Julho de 1990.
É professora de Formação Musical no Conservatório de Música do Porto desde 2019, tendo sido também orientadora de estágio. Foi professora de Formação Musical e Piano noutros estabelecimentos, nomeadamente no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, onde desempenhou funções como orientadora de estágio e coordenadora de Departamento, na Escola de Música de Leça da Palmeira, no Colégio de Nossa Senhora do Rosário, entre outros.
É membro do Coro da Sé Catedral do Porto desde 1988 a 2003, participando na apresentação de grandes obras corais sinfónicas e de música polifónica, em concertos no país e no estrangeiro e outras obras de compositores portugueses (gravação de CD) e estrangeiros desde o séc. XVI até aos dias de hoje com orquestras e maestros de renome nacional e internacional.
Manuela Encarnação

Manuela Encarnação

Cargo: Presidente da Direção da APEM

Mestre em Ciências da Educação especialização em orientação da aprendizagem pelo Instituto de Educação da Universidade Católica, tem o Curso de Formação Avançada do Doutoramento em Educação, na área de especialização em Formação de Professores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o CESE em Supervisão Pedagógica e Gestão da Formação pela Escola Superior de Educação de Lisboa e o Curso Geral de Canto e Composição da Escola de Música do Conservatório Nacional.
Professora de Educação Musical do Agrupamento Almeida Garrett onde exerceu diversos cargos de gestão pedagógica de 1990 a 2006. Formadora credenciada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios de Educação Musical/ Música, Concepção e Organização de Projetos Educativos e Didáticas Específicas (Educação Musical/ Música).
Orientadora pedagógica e professora tutora nos cursos de formação inicial variante de Educação Musical, a convite da Escola Superior de Educação de Lisboa entre 1991 e 2003. Tem diversas publicações em coautoria de livros escolares e de canções infantis.
É membro da Direção da APEM desde 2005 e Diretora do Centro de Formação da APEM desde 2009. Presidente da Direção da APEM desde 2016.
Membro do Conselho Científico do IAVE desde 2014. Em representação deste órgão, foi Conselheira do Conselho Nacional de Educação entre 2015 e 2021.

Se pretender consultar as ações de formação do CFAPEM acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua veja a página http://www.ccpfc.uminho.pt/Default.aspx?tabid=21&pageid=54&lang=pt-PT e digite o código da entidade 708 que corresponde ao Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical.

Consulte aqui o Regulamento do Centro de Formação da APEM.

Clique aqui para aceder ao MOODLE do Centro de Formação da APEM


A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

A APEM é filiada na ISME - Internacional Society for Music Education como INA - ISME National Affiliate

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de outubro/novembro acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  932 142 122

 Envie-nos um email


©  Associação Portuguesa de Educação Musical

©  Associação Portuguesa de Educação Musical