A crescente procura de formação especializada para professores de instrumento de cordas colocou na agenda do CFAPEM a necessidade de organização desta formação. Pretende-se criar uma espaço de reflexão, partilha e análise teórica e prática das várias situações específicas inerentes a este ensino e aprendizagem.
Estratégias para o ensino dos instrumentos de cordas
ESGOTADO
Ação de formação Creditada
25h | Registo:CCPFC/ACC-113624/22
por
Clarissa Foletto
Destinatários:
Ação de formação Creditada
25h | Registo:CCPFC/ACC-113624/22
por
Clarissa Foletto
Professores dos Grupos M06, M23, M24 e M25
Datas:
29 de abril a 21 de junho de 2024
Valor da Inscrição:
Sócios da APEM com as quotas regularizadas1 - 50 €
Não Sócios2 - 100€
1Os sócios com as quotas em dia para beneficiarem do desconto de sócio têm que fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:
A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite. As datas das sessões síncronas serão divulgadas em breve.
Existirão duas sessões síncronas: uma no dia 2 de maio, às 19h, e outra a combinar no decorrer da formação.
Requisitos mínimos
- Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
- Auscultadores, câmara e microfone;
- Ligação à internet.
Sinopse:
A crescente procura de formação especializada para professores de instrumento de cordas colocou na agenda do CFAPEM a necessidade de organização desta formação. Pretende-se criar uma espaço de reflexão, partilha e análise teórica e prática das várias situações específicas inerentes a este ensino e aprendizagem.
Objetivos a atingir:
- Adquirir parâmetros de reflexão crítica sobre a didática dos instrumentos de cordas a partir da análise de práticas e modelos existentes;
- Repensar o ensino dos instrumentos de cordas e a sua relação com outros domínios do ensino e aprendizagem;
- Compreender e potenciar o desenvolvimento da natureza holística do processo de aprender e ensinar um instrumento de corda friccionada;
- Identificar respostas diversificadas para diferentes problemas de ensino aplicando metodologias, técnicas, ferramentas e recursos de ensino em estudo;
- Refletir sobre o seu percurso de aprendizagem e profissional e encontrar respostas pessoais para a sua atuação com base nos conteúdos abordados;
- Desenvolver competências de pesquisa e de recolha de informação tendo em vista a sua posterior aplicação prática no contexto curricular do Ensino Vocacional.
Conteúdos:
Módulo 1: Aprender e ensinar: problemáticas, modelos e conceitos.
- Unidade 1 - Paradigma do ensino instrumental: Modelos e abordagens de ensino
- Unidade 2 - Planear ou improvisar? O que ensinar
- Unidade 3 - Compreender a estrutura da aula - Quando ensinar o quê?
Módulo 2: Práticas em contexto do ensino das cordas
- Unidade 4 - Principais dificuldades e como abordar cada elemento
- Unidade 5 - Professor como comunicador: a Interação professor e aluno
- Unidade 6 - Estratégias e ferramentas para a otimização do ensino das cordas nas aulas individuas e em grupo
Metodologias de realização da ação:
A presente ação é realizada em regime de ensino e aprendizagem à distância, baseada em sessões síncronas e assíncronas.
As sessões síncronas privilegiarão uma aprendizagem ativa e cooperativa com base em estratégias baseadas na resolução de problemas e em articulação com momentos expositivos dos conteúdos propostos.
As sessões assíncronas incluirão (i) observação, análise, pesquisa e discussão de temáticas e problemas com base nos conteúdos propostos e em textos de apoio fornecidos, bem como de experiências educativas concretas; (ii) a realização de exemplos demonstrativos e a simulação de situações educativas concretas para a demonstração de competências em ação (por vídeo), sempre que pertinente e/ou oportuno; (iii) a realização de tarefas específicas para construção e consolidação de conhecimentos.
A formação será distribuída através do LMS Moodle do Centro de Formação da APEM de acordo com o modelo pedagógico de ensino a distância da APEM.
Regime de avaliação dos formandos:
- Participação nas atividades e realização das tarefas propostas;
- Reflexão crítica.
A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:
- 1 a 4,9 valores – Insuficiente
- 5 a 6,4 valores – Regular
- 6,5 a 7,9 valores – Bom
- 8 a 8,9 valores – Muito Bom
- 9 a 10 valores – Excelente
Bibliografia fundamental
- Burwell, K. (2012). Studio-Based Instrumental Learning. Surrey, England: Ashgate Publishing Limited.
- Duke, R. A. (2014). Intelligent music teaching: Essays on the core principles of effective instruction. Austin, Texas: Learning and Behavior Resources.
- Foletto, C. (2016) Instructional communication in one-to-one instrumental lessons: the use of teaching cues in violin tuition (PhD Thesis). University of Aveiro, Aveiro.
- Forcada, C (2021). String methods and pedagogies: Assumptions, perceptions and reality. In Foletto, C; Alves, J; Queiroz, D (eds) String teaching in the 21st Century: Bridges between research and practice. Porto: Edições Politema. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/32444
- Mimi Zweig StringPedagogy - https://stringpedagogy.com
Clarissa Foletto
Clarissa Foletto é investigadora, professora e performer doutorada em música no ramo do ensino instrumental (doutoramento europeu) pela Universidade de Aveiro (com período de Erasmus no Institute of Education/University College of London). Os seus interesses de investigação estão centrados em abordagens inovadoras para o ensino e aprendizagem instrumental, a comunicação entre professor e aluno, a pedagogia dos instrumentos de cordas, o envolvimento parental no ensino e na aprendizagem da música e a investigação artística. Como violinista e performer, é integrante do grupo musical Atma Kirtana onde as suas atividades incluem a escrita de canções, arranjo, performance e relações públicas.
Além disso, é integrante de comités fundadores de associações e iniciativas em Portugal, nomeadamente: (i) membro do comité fundador e membro da direção da ESTA Portugal (European String Teachers Association); (ii) membro do comité fundador da plataforma IMPAR - Initiatives, Meetings and Publications on Artistic Research; (iii) fundadora e coordenadora do Labeamus Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas da Universidade de Aveiro. Entre 2017 e 2019 Clarissa desenvolveu o projeto de pós-doutoramento "Negotiating meanings in instructional communication: a pedagogical approach to instrumental music lessons" (SFRH/BPD/120231/2016). Recentemente, foi contratada como investigadora júnior na mesma instituição no âmbito dos concursos ao Estímulo ao Emprego Científico Apoio Individual 2017 – FCT.
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Informações:
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A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
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http://www.cantarmais.pt/pt
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© Associação Portuguesa de Educação Musical
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