Na era digital, é urgente desenvolver nos professores de música as capacidades necessárias à sua autonomia no domínio das tecnologias. Os objetivos deste curso passam por dar a conhecer ao formando algumas noções básicas de áudio digital e desenvolver competências na utilização das tecnologias específicas da música e ferramentas da internet - gravação, edição e mistura de som, gestão de ficheiros áudio na Web, edição digital de partituras - utilizando software gratuito ao alcance de todos os professores e alunos.

Ferramentas digitais essenciais no ensino da música

Ferramentas digitais essenciais no ensino da música

ESGOTADO

Ação de formação Creditada

25h | Registo: CCPFC/ACC-103036/19

por

Lina Trindade Santos e Carlos Batalha

Destinatários:

Professores de Música grupo 250 e 610

Datas:

4 de outubro a 15 de novembro de 2021

Valor da Inscrição:

Sócios da APEM1 - 50 €

Não Sócios2 - 100€

1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:

A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite.

Haverá uma sessão síncrona por videoconferência no dia 6 de outubro às 20h30 e outra em momento a definir no decorrer da formação.

Requisitos mínimos para participar na formação:
  • Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
  • Auscultadores, câmara e microfone;
  • Ligação à internet.

Sinopse:

Na era digital, é urgente desenvolver nos professores de música as capacidades necessárias à sua autonomia no domínio das tecnologias. Os objetivos deste curso passam por dar a conhecer ao formando algumas noções básicas de áudio digital e desenvolver competências na utilização das tecnologias específicas da música e ferramentas da internet - gravação, edição e mistura de som, gestão de ficheiros áudio na Web, edição digital de partituras, - utilizando software gratuito ao alcance de todos os professores e alunos. As sessões são orientadas para a utilização das ferramentas em sala de aula, possibilitando a gravação dos trabalhos dos alunos, e no trabalho autónomo do professor, permitindo-lhe criar e adaptar os recursos didáticos de acordo com as necessidades do seu contexto de trabalho.

O curso é lecionado com recurso à plataforma Moodle, tendo como principais vantagens a flexibilidade de acesso espácio-temporal, oferecendo ao formando a gestão pessoal do seu tempo e das suas aprendizagens e as possibilidades de interação com o formador e demais formandos.

Objetivos a atingir:

  • compreender noções simples de áudio digital;
  • gravar, editar e exportar arquivos de áudio com recurso ao software Audacity;
  • gerir ficheiros áudio;
  • utilizar ferramentas disponíveis na web;
  • editar partituras com recurso ao software MuseScore.

Conteúdos da ação:

  • Noções básicas de áudio digital;
  • Gestão de ficheiros áudio;
  • Utilização do software de edição de áudio digital: Audacity (aplicação freeware de edição, gravação e mistura áudio, licenciado sob a licença GNU General Public License (GPL)):
    • Importar e exportar ficheiros de áudio em diversos formatos;
    • Selecionar, cortar, duplicar e aplicar efeitos em ficheiros áudio;
    • Gravar com microfone;
    • Trabalhar com multipistas;
    • Misturar pistas de áudio.
  • Utilização do software de edição de partituras: MuseScore (aplicação freeware de edição de partituras, licenciado sob a licença GNU General Public License (GPL)).
  • Aulas teórico-práticas e aulas práticas síncronas ou assíncronas, com recurso a plataforma Moodle.

Regime de avaliação dos formandos:

De acordo com o exigido, a avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 0 a 10 valores. Serão consideradas duas componentes de avaliação: a participação do formando nas atividades da plataforma e a apresentação de um trabalho final. Os registos de avaliação atendem a todos os elementos que traduzam o desempenho do formando, nomeadamente:

  1. Participação nas atividades propostas;
  2. Trabalhos e atividades realizadas;
  3. Trabalho final.

Bibliografia fundamental

Fonseca, Nuno. 2007. Introdução à Engenharia de Som, FCA-Editora de Informática, Lisboa.

Henrique, Luís. 2002. Acústica Musical, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Lindch, Don and Radin, David. 2005. Digital music made easy, Penton Overseas. WATKINSON, John (2001). Introduction To Digital Audio, Focal Press.

https://wiki.audacityteam.org/wiki/Audacity_Wiki_Home_Page

Lina Trindade Santos

Lina Trindade Santos

Professora de Educação Musical e de Música no Agrupamento de Escolas 4 de Outubro, em Loures. Lecionou as áreas de Expressão Musical nos cursos de Técnico de Apoio à Infância e de Técnico de Apoio Psicossocial na Escola Profissional IPTrans.

É licenciada em Ciências Musicais e mestre em Gestão de Sistemas e-Learning pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Assinou a coautoria de diversos projetos de manuais escolares. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios de Educação Musical/ Música, Expressão Musical, Educação em Música e Didática Específicas da Música. Atualmente, encontra-se ao serviço da APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical.

Carlos Batalha

Carlos Batalha

Nasceu em 1978. É professor de Educação Musical no Agrupamento de Escolas de Vialonga. É licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa e mestre em Ciências da Educação – Informática Educacional - pela Universidade Católica Portuguesa. Na sua dissertação de mestrado desenvolveu investigação sobre a interação online de centenas de professores de música numa comunidade virtual de prática (CVEM - Comunidade Virtual de Educação Musical). Foi docente em instituições como a Escola Superior de Educação de Lisboa, Universidade Aberta e na Escola Portuguesa de Díli, em Timor-Leste. Desde 2016, trabalha na Associação Portuguesa de Educação Musical fazendo parte da direção.


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Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
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©  Associação Portuguesa de Educação Musical

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