Na era digital, é urgente desenvolver nos professores de música as capacidades necessárias à sua autonomia no domínio das tecnologias. Os objetivos deste curso passam por dar a conhecer ao formando algumas noções básicas de áudio digital e desenvolver competências na utilização das tecnologias específicas da música e ferramentas da internet - gravação, edição e mistura de som, gestão de ficheiros áudio na Web, edição digital de partituras - utilizando software gratuito ao alcance de todos os professores e alunos.
Ferramentas digitais essenciais no ensino da música
ESGOTADO
Ação de formação Creditada
25h | Registo: CCPFC/ACC-103036/19
por
Lina Trindade Santos e Carlos Batalha
Destinatários:
Professores de Música grupo 250 e 610
Datas:
4 de outubro a 15 de novembro de 2021
Valor da Inscrição:
Sócios da APEM1 - 50 €
Não Sócios2 - 100€
1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:
A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite.
Haverá uma sessão síncrona por videoconferência no dia 6 de outubro às 20h30 e outra em momento a definir no decorrer da formação.
Requisitos mínimos para participar na formação:
- Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
- Auscultadores, câmara e microfone;
- Ligação à internet.
Sinopse:
Na era digital, é urgente desenvolver nos professores de música as capacidades necessárias à sua autonomia no domínio das tecnologias. Os objetivos deste curso passam por dar a conhecer ao formando algumas noções básicas de áudio digital e desenvolver competências na utilização das tecnologias específicas da música e ferramentas da internet - gravação, edição e mistura de som, gestão de ficheiros áudio na Web, edição digital de partituras, - utilizando software gratuito ao alcance de todos os professores e alunos. As sessões são orientadas para a utilização das ferramentas em sala de aula, possibilitando a gravação dos trabalhos dos alunos, e no trabalho autónomo do professor, permitindo-lhe criar e adaptar os recursos didáticos de acordo com as necessidades do seu contexto de trabalho.
O curso é lecionado com recurso à plataforma Moodle, tendo como principais vantagens a flexibilidade de acesso espácio-temporal, oferecendo ao formando a gestão pessoal do seu tempo e das suas aprendizagens e as possibilidades de interação com o formador e demais formandos.
Objetivos a atingir:
- compreender noções simples de áudio digital;
- gravar, editar e exportar arquivos de áudio com recurso ao software Audacity;
- gerir ficheiros áudio;
- utilizar ferramentas disponíveis na web;
- editar partituras com recurso ao software MuseScore.
Conteúdos da ação:
- Noções básicas de áudio digital;
- Gestão de ficheiros áudio;
- Utilização do software de edição de áudio digital: Audacity (aplicação freeware de edição, gravação e mistura áudio, licenciado sob a licença GNU General Public License (GPL)):
- Importar e exportar ficheiros de áudio em diversos formatos;
- Selecionar, cortar, duplicar e aplicar efeitos em ficheiros áudio;
- Gravar com microfone;
- Trabalhar com multipistas;
- Misturar pistas de áudio.
- Utilização do software de edição de partituras: MuseScore (aplicação freeware de edição de partituras, licenciado sob a licença GNU General Public License (GPL)).
- Aulas teórico-práticas e aulas práticas síncronas ou assíncronas, com recurso a plataforma Moodle.
Regime de avaliação dos formandos:
De acordo com o exigido, a avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 0 a 10 valores. Serão consideradas duas componentes de avaliação: a participação do formando nas atividades da plataforma e a apresentação de um trabalho final. Os registos de avaliação atendem a todos os elementos que traduzam o desempenho do formando, nomeadamente:
- Participação nas atividades propostas;
- Trabalhos e atividades realizadas;
- Trabalho final.
Bibliografia fundamental
Fonseca, Nuno. 2007. Introdução à Engenharia de Som, FCA-Editora de Informática, Lisboa.
Henrique, Luís. 2002. Acústica Musical, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Lindch, Don and Radin, David. 2005. Digital music made easy, Penton Overseas. WATKINSON, John (2001). Introduction To Digital Audio, Focal Press.
Lina Trindade Santos
Professora de Educação Musical e de Música no Agrupamento de Escolas 4 de Outubro, em Loures. Lecionou as áreas de Expressão Musical nos cursos de Técnico de Apoio à Infância e de Técnico de Apoio Psicossocial na Escola Profissional IPTrans.
É licenciada em Ciências Musicais e mestre em Gestão de Sistemas e-Learning pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Assinou a coautoria de diversos projetos de manuais escolares. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios de Educação Musical/ Música, Expressão Musical, Educação em Música e Didática Específicas da Música. Atualmente, encontra-se ao serviço da APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical.
Carlos Batalha
Nasceu em 1978. É professor de Educação Musical no Agrupamento de Escolas de Vialonga. É licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa e mestre em Ciências da Educação – Informática Educacional - pela Universidade Católica Portuguesa. Na sua dissertação de mestrado desenvolveu investigação sobre a interação online de centenas de professores de música numa comunidade virtual de prática (CVEM - Comunidade Virtual de Educação Musical). Foi docente em instituições como a Escola Superior de Educação de Lisboa, Universidade Aberta e na Escola Portuguesa de Díli, em Timor-Leste. Desde 2016, trabalha na Associação Portuguesa de Educação Musical fazendo parte da direção.
Informações:
apem associação portuguesa de educação musical
1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
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