Esta é uma ação de formação de natureza essencialmente prática, com a finalidade de fornecer ao professor de música conhecimentos básicos e fundamentais da géstica de direção, quer seja coral ou instrumental. Os materiais sobre os quais serão realizados os exercícios serão sobretudo canções infantis e pequenos excertos musicais para trabalhar questões muito específicas da direção.

Mas como é que eu dou uma entrada?

Fundamentos básicos para a direção

Mas como é que dou uma entrada? - Fundamentos Básicos para a direção

ESGOTADO

Ação de formação de curta duração certificada pelo CFAPEM

6h

Formador:

Henrique Piloto

Destinatários:

Professores dos Grupos 150, 250, 610, D06 e M01 a M32

Datas:

9 de março de 2024

Horário:
  • Sábado - 9 de março das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30
Valor da Inscrição:

Sócios da APEM - 15 €

Não Sócios2 - 30€

1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e obtenha um desconto de 50% ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Local:

Museu da Música Portuguesa | Avenida de Sabóia, 2765-420, Estoril - Localização google maps: https://maps.app.goo.gl/e3qXFFiG5kPGZERf6

Sinopse:

Esta é uma ação de formação de natureza essencialmente prática, com a finalidade de fornecer ao professor de música conhecimentos básicos e fundamentais da géstica de direção, quer seja coral ou instrumental. Os materiais sobre os quais serão realizados os exercícios serão sobretudo canções infantis e pequenos excertos musicais para trabalhar questões muito específicas da direção.

Participação:

Este curso corresponde a uma ação de formação de curta duração de 6h. Será emitido um certificado de participação individual, mediante preenchimento de questionário final.

Henrique Piloto

Henrique Piloto

Henrique Piloto é formado em Direcção de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, onde estudou Teoria e Técnica da Direcção de Orquestra sob a orientação de Jean-Marc Burfin, trabalhando um vasto repertório que abrange grandes períodos e compositores da História da Música, desde o aparecimento da orquestra de arcos às grandes orquestras sinfónicas dos nossos dias.

Foi seleccionado pelo maestro Jean-Sébastien Béreau, professor de Direcção de Orquestra no Conservatório Superior de Paris, para integrar as suas classes de aperfeiçoamento, nas quais trabalhou exaustivamente uma grande parte do repertório francês, incluindo os compositores G. Bizet, Ravel, Debussy, Roussel, I. Ibert, Boulez, entre outros. Possui ainda o curso de Canto Gregoriano e o curso superior de Direcção Coral da Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Christopher Bochmann, Antoine Sibertin-Blanc, Luís Madureira e Maria Helena Pires de Matos.

Terminados os seus estudos, foi convidado a leccionar no Instituto Gregoriano de Lisboa, na Academia de Música Eborense e no Instituto Superior de Ciências Educativas. Foi membro fundador do Coro Gregoriano de Lisboa, com o qual efectuou inúmeros concertos no País e no estrangeiro, e do Coro Syntagma Musicum, com o qual obteve o primeiro prémio num Concurso Nacional de Coros.

Dirigiu a Orquestra Académica Metropolitana nas salas mais importantes de Lisboa (Centro Cultural de Belém, Câmara Municipal de Lisboa, Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, entre outras). Entre os anos de 1997 e 2001 ocupou o lugar de maestro assistente da Orquestra de Câmara de Macau. Em Outubro de 1997 apresentou-se no Teatro Sichuan (Chengdu), no V Festival de Artes da China, tendo recebido as melhores críticas. Em Novembro do mesmo ano participou na primeira edição da Orchestra Sumit (Japão), destinada a maestros residentes na Ásia, Em Macau, na abertura dos Concertos de S. Domingos, dirigiu o Oratory Choir of Hong-Kong e a Orquestra de Câmara de Macau. Participou ainda no l Festival de Música de Pequim e no Festival Internacional de Artes de Xangai.

Em 1998 gravou um CD dirigindo o Concerto para Cordas de Joly Braga Santos. Ainda em Macau, foi convidado a dirigir na cerimónia de transferência da soberania de Macau para a China. De regresso a Portugal, Henrique Piloto foi convidado a orientar vários estágios de orquestra, bem como a dirigir as classes de Coro e de Orquestra de vários conservatórios da região de Lisboa, entre eles a Escola de Música Nossa Senhora do Cabo.

Para se inscrever, clique no link em baixo e preencha o formulário:
Olá, torne-se sócio APEM aqui para poder beneficiar de um desconto de 50% nesta formação. Caso seja sócio APEM, faça login para ter acesso ao desconto.

Informações:
apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  932 142 122

 Envie-nos um email


A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de junho/julho acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  932 142 122

 Envie-nos um email


©  Associação Portuguesa de Educação Musical

©  Associação Portuguesa de Educação Musical