A formação In-Voice4MPowerment: Cantar, criar e incluir é uma ação de formação e de divulgação em Portugal do projeto Erasmus + In-Voice4MPowerment: Fostering Social Inclusion in youth through the development of innovative choral pedagogies and digital technologies and practices. Este projeto tem como objetivo central a promoção da inclusão social através do desenvolvimento de um programa inovador multidisciplinar baseado nas artes, articulando-se em três eixos: práticas corais, criatividade e tecnologias.
In-Voice4MPowerment: Cantar, criar e incluir

ESGOTADO
Ação de formação de curta duração**
6h | Certificada pelo Centro de Formação da APEM
com
John o'Flynn e Laura Jēkabsone
Destinatários:
Professores dos grupos 100, 110, 150, 250 e 610, D06 e todos os grupos M e todos os interessados.
Data:
27 de janeiro de 2024
Horário:10h às 16h
Valor da Inscrição:
- Sócios da APEM - 10€
- Outros - 20€
Local:
- Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria | Av. Sabóia 1146, 2765-420 Estoril
Nota: A formação inclui uma refeição ligeira gratuita para os participantes servida em buffet de finger food entre as 13h00 e as 14h00
*Ação de formação de curta duração certificada e reconhecida pelo CFAPEM nos termos do disposto na alínea d) do ponto 1 do artigo 6º, no ponto 2 do artigo 7º e no ponto 2 do artigo 19º do Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro e do Despacho e do Despacho no 5741/2015 de 29 de Maio, retificado pela Declaração de Retificação no 470/2015 de 11 de Junho
**Evento multiplicador Erasmus + do projeto In-Voice4MPowerment Fostering Social Inclusion in youth through the development of inovative choral pedagogies and digital tools and practices
A formação In-Voice4MPowerment: Cantar, criar e incluir é uma ação de formação e de divulgação em Portugal do projeto Erasmus + In-Voice4MPowerment: Fostering Social Inclusion in youth through the development of innovative choral pedagogies and digital technologies and practices. Este projeto tem como objetivo central a promoção da inclusão social através do desenvolvimento de um programa inovador multidisciplinar baseado nas artes, articulando-se em três eixos: práticas corais, criatividade e tecnologias.
Programa
10h00/10h30 - Apresentação do projeto: In-Voice4MPowerment: Fostering Social Inclusion in youth through the development of innovative choral pedagogies and digital technologies and practices
10h30/11h15 - Workshop: Carlos Batalha e Lina Santos - Criatividade, Música e Tecnologia
11h15/11h30 - Pausa para café
11h30/12h30 - Conferência: John o'Flynn - Music and inclusion
12h30/13h00 - Visita ao museu
13h00/14h00 - Buffet networking
14h00/15h50 - Workshop: Laura Jēkabsone - Improvisation and creativity in singing
15h50/16h00 - Encerramento

Carlos Batalha
Professor de Educação Musical no Agrupamento de Escolas de Vialonga. É licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa e mestre em Ciências da Educação – Informática Educacional - pela Universidade Católica Portuguesa. Na sua dissertação de mestrado desenvolveu investigação sobre a interação online de centenas de professores de música numa comunidade virtual de prática (CVEM - Comunidade Virtual de Educação Musical). Foi docente em instituições como a Escola Superior de Educação de Lisboa, Universidade Aberta e na Escola Portuguesa de Díli, em Timor-Leste. Desde 2016, trabalha na Associação Portuguesa de Educação Musical fazendo parte da direção.

John o'Flynn
Professor of Music at Dublin City University (DCU), with prior teaching experience across primary, secondary and conservatoire sectors, and in pre-service and in-service teacher education. Founding Chair of the Society for Music Education in Ireland (2010-2013), he is currently President of the Society for Musicology in Ireland (2021-2024). His research embraces intercultural music practice, music in higher education, film music and popular music studies. He is author of two books and co-editor of six volumes, including most recently Music Education for the Twenty-First Century (with Patricia Flynn, 2023); numerous book chapters and journal articles, including in Music Education Research, International Journal of Music Education, Irish Educational Studies and Research Studies in Music Education. He is general editor for the newly inaugurated book series Studies in Irish Music Education. John has decades of experience in choral education and leadership, and he currently directs the DCU Music Society Choir, an ensemble of c. 60 undergraduate music students.

Laura Jēkabsone
Latvian composer, singer, conductor, vocal coach, artistic director, and singer in the vocal group Latvian Voices.
Has gratuated from Jāzeps Mediņš 1st Music School of Riga and continued her studies in Jāzeps Vītols Latvian Academy of Music, where in 2009 she received her Bachelor's degree in Music Education.
In addition to academic education Laura has attended master classes in conducting with Rafael Immos (Switzerland), in a cappella singing - with "The King's Singers", "The Hilliard Ensemble" (UK), Kim Nazarian ("New York Voices, USA), Katarina Henryson ("The Real Group", Sweden), and in composition - with Oscar Bianchi (Switzerland), Raphaël Cendo (France) and Daniel Mehdizadeh (Canada).
Has won arranging competition organized by vocal group "Amarcord" (Germany) in 2011, was nominated for Contemporary A Capella Award for Best folk/world song (2014) and got to the finals in the International Jean Sibelius Composition Competition (2015). She has been a part of Universal Music Germany project "Zeit der Wunder", led master classes in Germany, France, Great Britain, USA, China, Japan, India and Australia. Since autumn 2020 Laura is leading an a cappella music arranging workshop.
The vocal group "Latvian Voices" holds a very special place in Laura's life. The group founded by her and six other girls in 2009, has earned victories in various international competitions, and has created "Latvian Voices a cappella festival" in 2017.
Musicians in Latvia and abroad perform Laura's music. Among the performers are: Latvian National Symphonic orchestra, Latvian State Choir "Latvia", Riga Cathedral Girls Choir "Tiara", a cappella groups "The Real Group" (Sweden), "Sjaella", "Amarcord" (Germany), Magi Ensemble (USA), Cantabile Voices (Taiwan), Incantare Coro Femenino (Argentina), Raffles Chorale (Singapore), "Landarbaso Abesbatza" (Spain) etc.

Lina Trindade Santos
Professora de Educação Musical e de Música no Agrupamento de Escolas 4 de Outubro, em Loures. Lecionou as áreas de Expressão Musical nos cursos de Técnico de Apoio à Infância e de Técnico de Apoio Psicossocial na Escola Profissional IPTrans.
É licenciada em Ciências Musicais e mestre em Gestão de Sistemas e-Learning pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Assinou a coautoria de diversos projetos de manuais escolares. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios de Educação Musical/ Música, Expressão Musical, Educação em Música e Didática Específicas da Música. Atualmente, encontra-se ao serviço da APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical.
Para se inscrever, clique no link em baixo:
Informações:
apem associação portuguesa de educação musical
1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
Newsletter da APEM
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.
Apoios:
Contactos:
apem associação portuguesa de educação musical
Praça António Baião 5B Loja1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
© Associação Portuguesa de Educação Musical
© Associação Portuguesa de Educação Musical