A ação de formação tem como objetivo mostrar as potencialidades do computador de bolso Microbit no trabalho com os alunos, nomeadamente no âmbito da disciplina de Educação Musical. O Microbit é um computador de bolso, criado pela BBC, que pode ser usado para a criação de robôs, instrumentos musicais ou outros projetos. Tem um ecrã de LEDs, botões, sensores e muitas funcionalidades de entrada/saída que, quando programadas, permitem-no interagir com o utilizador e com o meio.
Iniciação ao Micro:Bit - O computador de bolso
ESGOTADO
Ação de formação Creditada
25h | Registo: CCPFC/ACC-118997/22
formador
Rui Santos
Destinatários:
Professores dos Grupos 150, 250 e 610
Datas:
15 de janeiro a 8 de março de 2024
Valor da Inscrição:
Sócios da APEM1 - 75 € (Inclui envio de pack Microbit via CTT)
Não Sócios2 - 125€ (Inclui envio de pack Microbit via CTT)
1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e obtenha um desconto de 50% ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:
A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite.
Existirão duas sessões síncronas que serão calendarizadas durante a formação.
Requisitos mínimos
- Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
- Auscultadores, câmara e microfone;
- Ligação à internet.
Sinopse:
A ação de formação tem como objetivo mostrar as potencialidades do computador de bolso Microbit no trabalho com os alunos, nomeadamente no âmbito da disciplina de Educação Musical. O Microbit é um computador de bolso, criado pela BBC, que pode ser usado para a criação de robôs, instrumentos musicais ou outros projetos. Tem um ecrã de LEDs, botões, sensores e muitas funcionalidades de entrada/saída que, quando programadas, permitem-no interagir com o utilizador e com o meio. O Microbit inclui um microfone e uma coluna incorporados, assim como um botão tátil de entrada e um botão para desligar.
Objetivos a atingir:
- Explorar o Microbit e as suas potencialidades;
- Explorar as diferentes componentes da programação tais como variáveis, estruturas de decisão e de repetição, eventos, ou outros;
- Criar desafios musicais com e sem a integração de sensores;
- Analisar e refletir sobre o desenvolvimento de projetos que possam ser utilizados em sala de aula.
Conteúdos:
Módulo 1:
- O que é programar;
- Como funciona a programação por blocos;
- O que é o Microbit.
Módulo 2:
- Apresentação da ferramenta Makecode que serve para programar o Microbit.
- As funções base no Microbit;
- Programação de ações simples com o Microbit.
Módulo 3:
- Programação com variáveis, estruturas de decisão e repetição e eventos disponíveis no ambiente de programação.
Módulo 4:
- Programação com recurso a sensores externos;
- Criação de desafios multidisciplinares através do Microbit.
Metodologias de realização da ação:
O curso será realizado totalmente a distância com recurso à plataforma moodle do CFAPEM (Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical) em atividades síncronas e assíncronas.
A ação de formação desenvolve-se em quatro módulos, cada um deles dividido em dois momentos: a apresentação e exploração do robô e das suas potencialidades e o tempo de exploração de cada uma dessas ferramentas. Em cada um dos módulos os formandos são convidados a desenvolver uma atividade individual na qual terão de aplicar os novos conhecimentos e os anteriormente adquiridos.
No final, os formandos deverão ser capazes de realizar funções simples com o Microbit e de a utilizarem na concretização de atividades com os seus alunos, quer no âmbito da disciplina de Educação Musical, quer em projetos multidisciplinares.
Regime de avaliação dos formandos:
- Participação nas atividades e realização das tarefas propostas;
- Elaboração de reflexão crítica individual sobre as atividades desenvolvidas
A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:
- 1 a 4,9 valores – Insuficiente
- 5 a 6,4 valores – Regular
- 6,5 a 7,9 valores – Bom
- 8 a 8,9 valores – Muito Bom
- 9 a 10 valores – Excelente
Bibliografia fundamental
- Oliveira, Carla Adelaide Silva Tavares (2021). Desenvolvimento de pensamento computacional em abordagens curriculares com utilização do Micro:bit. https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/17923
- Papert, S. (2008). A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da Informática. Artmed Editora.
- Wainewright, M. (2016). Vamos Programar, Cria os teus Próprios Jogos e Programas de Computador. Booksmile
- Governo Regional da Madeira. Manual de Iniciação Microbit. https://aia.madeira.gov.pt/images/files/manual_kit_robotica_microbit.pdf
Rui Santos
Rui Santos é licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Em 2009 concluiu o Curso de Mestrado em Ciências da Educação na área de especialidade em Formação de Professores no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e encontra-se atualmente a frequentar a Pós-Graduação em Tecnologias e Robótica no Ensino Básico na mesma instituição.
Estudou Guitarra no Conservatório de Música da Física de Torres Vedras mas, atualmente, dedica-se em exclusivo à Educação, dividindo-se entre as duas escolas onde leciona Expressão e Educação Musical, desde a Creche até ao final do 2.º Ciclo e Programação e Robótica ao 1.º Ciclo.
Trabalha Cavaquinhos com os seus alunos do 2.º Ciclo e o seu interesse pelas tecnologias leva-o numa busca constante pela utilização e criação de novas ferramentas para as suas aulas.
Informações:
apem associação portuguesa de educação musical
1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
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