Esta ação de formação pretende capacitar e ajudar professores de instrumento para um ensino otimizado através de abordagens técnico-didáticas. A iniciação no ensino de um instrumento musical assume uma grande importância no eventual sucesso futuro dos alunos. As boas práticas e rotinas de estudo são a chave para uma evolução continua, bem como a adequação dos materiais (bocais e instrumentos), métodos e repertório.
Estratégias para o ensino dos instrumentos de metal
A importância do domínio da técnica na evolução musical dos alunos

ESGOTADO
Ação de formação Creditada
25h | Registo: CCPFC/ACC-111441/21
formador
Sérgio Charrinho
Destinatários:
Professores dos Grupos M19 a M22
Datas:
2 de maio a 12 de junho de 2022
Valor da Inscrição:
Sócios da APEM1 - 50 €
Não Sócios2 - 100€
1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:
A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite.
As sessões síncronas previstas serão divulgadas numa data mais aproximada da formação.
Requisitos mínimos
- Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
- Auscultadores, câmara e microfone;
- Ligação à internet.
Sinopse:
Esta formação tem como objeto a abordagem ao ensino dos instrumentos de metal. A aprendizagem de um instrumento, requer conhecimentos técnicos específicos e abrange uma série de questões; musicais (solfejo, ritmo, pulsação, etc.), técnicas (embocadura, domínio técnico do instrumento, controlo da respiração, afinação, etc.) e psicológicas (autoconfiança, controlo emocional e mental). Nesta formação trabalharemos essencialmente as questões técnicas da aprendizagem dos instrumentos de metal, embora também com pequenas incursões sobre a componente musical e psicológica.
Objetivos a atingir:
- Fornecer conhecimento técnico específico sobre a didática, a metodologia, a avaliação no ensino do instrumento; programas de técnica de base adequados a cada aluno;
- Fornecer conhecimento técnico para a elaboração e planeamento de aulas de instrumento; resolução de problemas técnicos como a embocadura ou a respiração;
- Utilizar as tecnologias de informação e comunicação e metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores;
- Interpretar a prática docente de Música como um processo dinâmico;
- Desenvolver metodologias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade da performance musical;
- Desenvolver o pensamento crítico/reflexivo sobre métodos formais e informais de ensino e aprendizagem do instrumento.
Conteúdos:
Módulo 1:
- Iniciação da aprendizagem do instrumento e especificidade de cada aluno
- Relação e interação professor/aluno (pergunta-resposta)
- Formação da embocadura
- Técnica do instrumento (rotinas/repetição/retenção/pensamento crítico)
- Técnica de aquecimento
Módulo 2:
- Ataque das notas/precisão/ pose du son;
- Articulação
- "Endurance"
Módulo 3:
- Flexibilidade
- Trabalho muscular
Módulo 4:
- Registo
- Embocadura
Módulo 5:
- Técnica e coordenação dos dedos
- "Endurance"
Módulo 6:
- Escolha do repertório
- Excertos de orquestra
- Instrumentos auxiliares (trp em dó, trp piccolo, trbn alto, etc)
Módulo 7:
- Resolução de problemas técnicos e físicos (exemplos práticos)
- Alterações ligadas ao crescimento físico dos alunos
- Materiais multimédia e tecnologia
Módulo 8:
- Técnicas de relaxamento
- Gestão do esforço físico
Metodologias de realização da ação:
A presente ação é realizada em regime de ensino e aprendizagem à distância baseada em sessões assíncronas e síncronas.
A formação será distribuida através do LMS Moodle do Centro de Formação da APEM de acordo com o modelo pedagógico de ensino a distância da APEM.
A ação desenvolve-se em 8 módulos que contêm atividades formativas diversas e vários recursos. As sessões síncronas realizar-se-ão com recurso a videoconferências, com conteúdos essencialmente práticos, com esclarecimento de dúvidas e momentos de reflexão.
Regime de avaliação dos formandos:
- Participação nas atividades e realização das tarefas propostas;
- Reflexão crítica.
A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:
- 1 a 4,9 valores – Insuficiente
- 5 a 6,4 valores – Regular
- 6,5 a 7,9 valores – Bom
- 8 a 8,9 valores – Muito Bom
- 9 a 10 valores – Excelente
Bibliografia fundamental
- ARBAN, J. (1982) – Arban ́s complete conservatory method for trumpet. New York : Carl Fischer.
- COLIN, Charles (1972) – The brass player. New York : Charles Colin Publications.
- FARKAS, Philip (1962) – The art of brass playing. Atalanta : Wind Music/TAP Publications.
- SCHLOSSBERG, M. (1937) – Daily drills and technical studies for trumpet. Corolla, U.S.A. : J.F.Hill & Company, Inc.
- SPAULDING, Roger (1968) – Double High C in 37 Weeks. Hollywood : High Note Studios.

Sérgio Charrinho
Natural de Lisboa, iniciou os estudos musicais com o pai. Estudou com José Pereira no Conservatório Regional de Portalegre, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior com Fernando Jorge Ribeiro e no Conservatório Hector Berlioz, em Paris, com Bruno Nouvion.
Foi professor na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, na Escola Profissional de Música de Espinho e tem dirigido diversas masterclasses de trompete em Portugal.
Foi laureado do concurso Prémio Jovens Músicos na categoria de Música de Câmara com o quinteto de metais Harmon Brass. É membro fundador do quinteto de trompetes Almost6, com o qual editou o CD Sopros em Laboratório e organiza o Festival Internacional de Trompete Almost6.
Desempenha as funções de 1.º Trompete na Orquestra Metropolitana de Lisboa desde janeiro de 2003 e é professor na Academia Nacional Superior de Orquestra.
Informações:
apem associação portuguesa de educação musical
1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
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