A presente ação de formação tem por base o princípio da valorização do património cultural português e tem como missão promover o Bombo a ícone da identidade e cultura portuguesas atuais, contribuindo para o desenvolvimento da sua prática em contextos escolares.

Projeto Artístico: O Bombo

O potencial dos instrumentos de percussão no ensino da música

Projeto Artístico: O Bombo - O potencial dos instrumentos de percussão no ensino da música

ESGOTADO

Ação de formação Creditada

25h | Registo: CCPFC/ACC-113341/21

por

Rui Júnior


Destinatários:

Professores de Música grupo 250 e 610

Datas:

7 de fevereiro a 28 de março de 2022 (novas datas)

Valor da Inscrição:

Sócios da APEM1 - 50 €

Não Sócios2 - 100€

1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Requisitos mínimos para participar na formação:
  • Dispor de um bombo artesanal com um mínimo de 50cm*;
  • Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
  • Auscultadores, câmara e microfone;
  • Ligação à internet.
*Pode adquirir um bombo nos TocaRufar em formato kit para montar ou em instrumento completo. Em qualquer dos casos deverá contactar através de um dos seguintes emails: tocarufar@tocarufar.com ou ruijr@tocarufar.com

Sessões síncronas das 19h00 às 20h00 nos seguintes dias:
  • 8 de fevereiro de 2022
  • 15 de fevereiro de 2022
  • 22 de fevereiro de 2022
  • 2 de março de 2022
  • 8 de março de 2022
  • 15 de março de 2022

Sinopse:

A presente ação de formação tem por base o princípio da valorização do património cultural português e tem como missão promover o Bombo a ícone da identidade e cultura portuguesas atuais, contribuindo para o desenvolvimento da sua prática em contextos escolares.

Desta forma, esta ação de formação pretende promover a criação de projetos musicais de orquestras de percussão tradicional portuguesa nas escolas, capacitando os formandos com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento destes projetos nos seus contextos de ação através:

  • da promoção e valorização da cultura portuguesa e da percussão tradicional;
  • da divulgação e promoção do "bombo" como um dos símbolos icónicos da cultura popular.
  • do desenvolvimento de modelos alternativos de educação não formal e informal e de práticas artísticas diversificadas e inovadoras;
  • do desenvolvimento de projetos musicais de escola, envolvendo as comunidades.

Objetivos a atingir:

A ação de formação tem como missão promover a criação de projetos musicais de orquestras de percussão tradicional portuguesa nas escolas. Tem como objetivos:

  • Dar a conhecer aos formandos a linguagem da percussão tradicional portuguesa aplicada às necessidades e exigências do universo escolar, designadamente da sala de aula;
  • Desenvolver nos formandos capacidades no domínio da execução de instrumentos de percussão tradicional;
  • Desenvolver nos formandos capacidades no domínio da direção de grupos de percussão tradicional.
  • Proporcionar aos formandos meios para desenvolver atividades de percussão tradicional em contexto de sala de aula e em contextos de educação não formal;
  • Dar aos formandos as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos musicais de percussão tradicional nos seus contextos escolares.

Conteúdos da ação:

Nas comunidades tradicionais do Norte do Portugal, o termo "Bombo é uma palavra-contentor que abrange diferentes conceitos: o instrumento bombo em si, o instrumento caixa, o conjunto instrumental onde o instrumento bombo se insere ("grupo de bombos", "conjunto de bombos", "bombos", "grupo de zés-pereiras", "zés-pereiras") constituído por bombos e caixas e outros instrumentos melódicos conforme a área de pertença, a performance em si do conjunto instrumental (definida "saída", "performance", "atuação", "arruada", "despique", ou simplesmente "os bombos"), o "toque" ou seja as músicas executadas pelos grupos com as relativas formas de tocar, e o conjunto de crenças, a sabedoria, e as formas de ser e estar da comunidade envolvida na prática.

Ao longo da ação, o tema do bombo será abordado em diferentes dimensões e organizado em diferentes módulos no âmbito da metodologia Tocá Rufar e na execução instrumental do bombo segundo o método Tocá Rufar.

Metodologias de realização da ação:

O curso será realizado totalmente a distância com recurso à plataforma moodle do CFAPEM (Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical) em atividades síncronas e assíncronas.

As sessões serão enquadradas num espírito de reflexão e partilha sobre temas da realidade dos contextos escolares, com recurso a instrumentos musicais e a meios audiovisuais.

Privilegiar-se-á uma metodologia ativa, pretendendo-se proporcionar aos formandos a aquisição de conhecimentos práticos que facilitem o desenvolvimento de competências no domínio do "saber-fazer".

Regime de avaliação dos formandos:

A avaliação dos formandos incidirá:

  • Na realização e participação nos trabalhos práticos propostos;
  • Na elaboração de uma reflexão crítica final, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de:
  • 1 a 4,9 valores – Insuficiente;
  • 5 a 6,4 valores – Regular;
  • 6,5 a 7,9 valores – Bom;
  • 8 a 8,9 valores – Muito Bom;
  • 9 a 10 valores - Excelente.

Bibliografia fundamental

BARBOSA, Ana Mae. Em defesa da Arte-Educação. REVISTA OBSERVATÓRIO ITAÚ CULTURAL, v. 24, p. 66-75, 2018.

Boal-Palheiros, G. & Encarnação, M. (2008). Music education as extracurricular activity in Portuguese primary schools. Proceedings of the 22nd International Seminar on Research in Music Education, 96-104.

Boal-Palheiros, G. & Resende, R. (2010). The practice of Portuguese traditional music in primary schools. Proceedings of the 23rd International Seminar on Research in Music Education.

CASTELO-BRANCO, Salwa El-Shawan (1991) Cultural Policy and Traditional Music in Portugal since 1974, in BAUMANN, Max Peter (edição de) Music in the Dialogue of Cultures: Traditional Music and Cultural Policy, International Institute for Comparative Music Studies and Documentation, Berlin.

CASTELO-BRANCO, Salwa El-Shawan (Direcção de) (2010) Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, Círculo de Leitores/Temas e Debates e Autores.

Cunha, P. (2006). As tecnologias da música em Expressão e Educação Musical no 1oCiclo do Ensino Básico. Tese de Mestrado não publicada. Braga: Universidade do Minho.

Dunbar-Hall, P. & Wemyss, K. (2000). The effects of the study of popular music on music education. International Journal of Music Education, 36, 23-34.

OLIVEIRA, Ernesto Veiga de (1982) Instrumentos Musicais Populares Portugueses, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Rui Júnior

Rui Júnior

É Diretor Artístico da Orquestra Tocá Rufar e Presidente da Direção da ADAT – Associação dos Amigos do Tocá Rufar. A ADAT surgiu enquanto projeto de intervenção social após o sucesso na EXPO'98. Extravasando o seu propósito inicial, responde desde 1999 por uma orquestra de percussão, uma companhia de música e pelo desenvolvimento de aulas de percussão em todo o País e no estrangeiro atraindo crianças, jovens e adultos e realizando parcerias com diversas instituições públicas e privadas. Sob a direção de Rui Júnior a ADAT participou em eventos de caráter oficial, tais como a EXPO Hannover 2000, EXPO Aichi 2005, assinatura do Tratado de Lisboa 2009, Cerimónia Oficial de depósito das cinzas do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago e foi-lhe dedicado o Prémio pela Arte da Cultura e Bombo Portuguesa, na presença do então Ministro da Cultura. Rui Júnior é também diretor artístico, percussionista e é frequentemente solicitado para realizar acções de formação de formadores, nomeadamente nas ESEs de Lisboa, Setúbal e Politécnico do Porto, entre outros.

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Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

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