ALLready: a Success to School Life
Projeto ALLready: a Success to School Life
A APEM constitui-se como parceiro do Projeto ALLready a Success to School Life (n.º 2018-1-TR01-KA201-059716), com a duração de dois anos, no quadro do Programa Erasmus +.
A APEM constitui-se como parceiro do Projeto ALLready a Success to School Life (n.º 2018-1-TR01-KA201-059716), com a duração de dois anos, no quadro do Programa Erasmus +. São países parceiros neste projeto a Turquia (Coordenador), a Áustria, a Letónia e a Polónia num projeto que pretende minimizar os constrangimentos relacionados com a integração das crianças no percurso escolar desenvolvendo instrumentos de conhecimento mútuo e atividades de integração, incluindo as artísticas e musicais, que promovam uma integração mais harmoniosa na escolaridade.
Erasmus + Semana LTT em Lisboa
Como temos vindo a noticiar, decorreu no início deste mês, entre 5 e 8 de novembro, o 2nd LTT – Learning Training Teacher do Projeto Erasmus + ALLReady, do qual a APEM é parceira.
Como temos vindo a noticiar, decorreu no início deste mês, entre 5 e 8 de novembro, o 2nd LTT – Learning Training Teacher do Projeto Erasmus + ALLReady, do qual a APEM é parceira.
A formação teve como sede a Escola Básica Vasco da Gama, numa parceria com o Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, da qual faz parte.
A iniciativa organizada pela APEM reuniu cerca de 40 professores da Turquia, Áustria, Polónia e Letónia, que participaram e desenvolveram workshops de música, dança, desporto e artes plásticas.
A semana contou também com visitas à Escola Básica Vasco da Gama, ao Jardim de Infância Almirante Nunes da Mata e à Escola Básica Afonso do Paço, estes últimos pertencentes ao Agrupamento de Escolas da Parede.
Houve ainda tempo de realizar um passeio cultural pela baixa de Lisboa e um jantar convívio em Alfama. O próximo LTT no âmbito deste projeto está previsto para setembro de 2020, na Letónia.
Learning, Teaching, Training em Graz - Áustria
"A participação da APEM e do Cantar Mais no desenvolvimento deste Projeto Erasmus + continua a dar frutos. Os vários parceiros deste Projeto (Turquia, Áustria, Letónia, Polónia e Portugal) reuniram-se na Universidade PHSt, uma instituição de formação de professores em Graz (Áustria), para participar e contribuir para o primeiro dos dois momentos de formação (Learnig/Teaching/Training) previstos no ALLready Project.
A participação da APEM e do Cantar Mais no desenvolvimento deste Projeto Erasmus + continua a dar frutos. Os vários parceiros deste Projeto - Turquia, Áustria, Letónia, Polónia e Portugal - reuniram-se na Universidade PHSt, uma instituição de formação de professores em Graz, na Áustria, para participar e contribuir para o primeiro dos dois momentos de formação (Learning/Teaching/Training) previstos no ALLready Project.
Sob o intenso e invulgar calor que se fez sentir por aqueles dias (24 a 28 de junho), e sempre em língua inglesa, avançou-se com a concretização de várias dimensões que este Projeto procura desenvolver.
O conhecimento das realidades dos vários países, nomeadamente da fase de transição que todas as crianças experimentam no início da sua escolaridade, é crucial para melhor compreender e intervir no sentido de promover um início da escolaridade rico em experiências e minimizando as ansiedades dos vários intervenientes: alunos, pais e professores.
Depois da Áustria, será a vez da APEM organizar, em Portugal, o segundo momento de formação do Projeto, onde serão realizados workshops na área da música, da dança e da expressão dramática e corporal, procurando dotar os professores dos saberes e experiências práticas essenciais para o desenvolvimento e orientação de atividades artísticas com os seus alunos, articulando-as com as restantes áreas.
Partilhas de conhecimentos e práticas que fazem todo o sentido num mundo cada vez mais desafiante e diverso. ALLready?
A primeira reunião em Bursa - Turquia
"ALLready a Success to School Life", o Projeto do programa Erasmus + no qual a APEM estará envolvida nos próximos dois anos, teve o seu arranque este mês, na Turquia, em Bursa, a cidade dos parceiros turcos que propuseram e coordenam o Projeto (Bursa Provincial Directorate Of National Education - Bursa MEM).
"ALLready a Success to School Life", o Projeto do programa Erasmus + no qual a APEM estará envolvida nos próximos dois anos, teve o seu arranque este mês, na Turquia, em Bursa, a cidade dos parceiros turcos que propuseram e coordenam o Projeto (Bursa Provincial Directorate Of National Education - Bursa MEM).
Nesta primeira de três reuniões presenciais de trabalho, ficámos a conhecer alguns dos outros participantes neste Projeto, que inclui 3 escolas primárias (Letónia, Polónia e Turquia), a University College of Teacher Education Styria (Áustria) e a nossa APEM.
Com o contributo de todos, pretende-se compreender melhor e intervir na fase inicial de adaptação das crianças à escola e à vida escolar, desenvolvendo instrumentos de conhecimento mútuo e atividades de integração, incluindo as artísticas e musicais, que promovam uma integração mais harmoniosa na escolaridade, diminuindo as ansiedades comuns a crianças, seus pais e professores e, ao mesmo tempo, promovendo uma aproximação cativante à escola e às aprendizagens.
Iremos aqui dando conta dos desenvolvimentos deste enriquecedor Projeto.
Projeto ALLready: a Success to School Life
Erasmus + Semana LTT em Lisboa
Learning, Teaching, Training em Graz - Áustria
A primeira reunião em Bursa - Turquia
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
Newsletter da APEM
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.
Apoios:
Contactos:
apem associação portuguesa de educação musical
Praça António Baião 5B Loja1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
© Associação Portuguesa de Educação Musical
© Associação Portuguesa de Educação Musical