O ser humano é naturalmente dotado de um instrumento musical: a voz para cantar. A voz é o mais íntimo de todos os instrumentos. Cantar implica não só uma rápida interiorização do som como proporciona uma vivência imediata da experiência musical. A voz e o cantar são pontos de partida para a aprendizagem musical. A investigação sustenta a relação que existe entre o cantar, o cantar em grupo e o bem-estar, e aponta a música como um poderoso meio para o conhecimento pessoal e partilha de experiências e emoções. Os primeiros anos de escolaridade são fulcrais para estas vivências pessoais, sociais e musicais. Os professores dos primeiros anos de escolaridade em conjunto com os professores de música são os responsáveis por criar estas oportunidades de aprendizagem. A formação contínua nesta área é fundamental dada a pouca atenção ao cantar e ao repertório disponível.

Canções de bolso

Aprender à velocidade do som!

Canções de bolso | aprender à velocidade do som!

ESGOTADO

Ação de formação Creditada

12.5h | Registo: CCPFC/ACC-113368/21

por

Ana Leonor Pereira

Destinatários:

Professores dos Grupos 110, 250

Datas:

27 de maio a 17 de junho de 2024

Valor da Inscrição:

Sócios da APEM1 - 30 €

Não Sócios2 - 60€

1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:

A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite. Haverão três sessões síncronas nos dias 28 de maio, 4 e 11 de junho às 20h30.

Requisitos mínimos
  • Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
  • Auscultadores, câmara e microfone;
  • Ligação à internet.

Sinopse:

O ser humano é naturalmente dotado de um instrumento musical: a voz para cantar. A voz é o mais íntimo de todos os instrumentos. Cantar implica não só uma rápida interiorização do som como proporciona uma vivência imediata da experiência musical. A voz e o cantar são pontos de partida para a aprendizagem musical.

A investigação sustenta a relação que existe entre o cantar, o cantar em grupo e o bem-estar, e aponta a música como um poderoso meio para o conhecimento pessoal e partilha de experiências e emoções. Os primeiros anos de escolaridade são fulcrais para estas vivências pessoais, sociais e musicais.

Os professores dos primeiros anos de escolaridade em conjunto com os professores de música são os responsáveis por criar estas oportunidades de aprendizagem. A formação contínua nesta área é fundamental dada a pouca atenção ao cantar e ao repertório disponível.

Objetivos a atingir:

  1. Facultar aos formandos estratégias rápidas de aquisição de canções para levarem à sua prática pedagógica.
  2. Fornecer reportório adequado e interessante facilmente utilizável
  3. Fomentar gestos vocais e corporais saudáveis
  4. Facultar exercícios vocais e corporais simples e lúdicos
  5. Desenvolver processos criativos a partir das canções

Conteúdos:

  • Estratégias diversas de aprendizagem de uma canção.
  • Técnica vocal básica – produzir e fazer produzir gestos vocais e corporais saudáveis.
  • Exercícios vocais e corporais simples e lúdicos para fazer com as crianças.
  • Recriar as canções: processos de interpretação melódica-rítmica, harmónica e de forma. Movimentos e coreografias.

Metodologias de realização da ação:

A presente ação é realizada em regime de ensino e aprendizagem à distância baseada em sessões assíncronas e pelo menos uma sessão síncrona.

A formação será distribuida através do LMS Moodle do Centro de Formação da APEM de acordo com o modelo pedagógico de ensino a distância da APEM.

A ação desenvolve-se em 4 módulos que contêm atividades formativas diversas e vários recursos. As sessões síncronas realizar-se-ão com recurso a videoconferências, com conteúdos essencialmente práticos, com esclarecimento de dúvidas e momentos de reflexão.

Regime de avaliação dos formandos:

  • Participação nas atividades e realização das tarefas propostas;
  • Um registo vídeo demonstrando estratégias de aprendizagem de duas canções acompanhado por uma pequena reflexão crítica.
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.

A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:

  • 1 a 4,9 valores – Insuficiente
  • 5 a 6,4 valores – Regular
  • 6,5 a 7,9 valores – Bom
  • 8 a 8,9 valores – Muito Bom
  • 9 a 10 valores – Excelente

Bibliografia fundamental

  • https://www.cantarmais.pt/pt/
  • Philips, Kennet, (1992) Teaching kids to sing, Schirmer, Cengage
  • Pereira, A.L. (2009) A voz cantada infantil: Pedagogia e Didáctica, Revista de Educação Musical nº132, pp 33-45
Ana Leonor Pereira

Ana Leonor Pereira

Mestre em Ciências da Fala pela ESSA/Universidade Católica, licenciada e profissionalizada em Canto pelo Conservatório de Haia e em Filosofia pela Universidade de Lisboa. É bacharel em Canto pela ESML. Formadora creditada pelo CCPFC. Tem vários artigos científicos publicados e discos editados. Fundou o Teatro de Ópera Infantil do qual é directora artística. Foi-lhe atribuído o Título de Especialista em Música. Lecciona nos mestrados em Ensino Vocacional da Música no ISEIT do Instituto Piaget de Almada e nos Conservatórios de Música de Lisboa e de Mafra sendo, deste último, Directora Pedagógica.

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Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

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©  Associação Portuguesa de Educação Musical

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