A APEM congratula-se por fazer parte das entidades fundadoras da riZoma e para tal ter contribuído.

Acreditamos que esta nova rede alargada de organizações que se juntam para, entre os vários objetivos, fomentar as sinergias entre a criação, a educação, a performance e a investigação, é um desígnio que há muito pensamos ser essencial no mundo da música e da educação.


riZoma – Plataforma de Intervenção e Investigação para a Criação Musical, é uma rede formada por um conjunto alargado de entidades portuguesas ativas ligadas à criação, à educação, à interpretação e à investigação, com larga experiência no contexto da musica erudita contemporânea.

A Plataforma riZoma foi criada para estabelecer o diálogo e a articulação entre as entidades que a constituem, formais ou informais, e para falar a uma só voz junto do público e das tutelas, dando protagonismo ao esforço perpetrado por muitos e criando uma força nova que assenta no valor inestimável que a música erudita contemporânea criada em Portugal tem para a identidade cultural do nosso país.

A união da riZoma exprime-se para unanimemente tornar mais audível o que já é audível e criar força através da união na diferença; defendendo valores como a abertura, inclusão, porosidade, mobilidade e sustentabilidade.

A riZoma tem como missão:

  • evidenciar a riqueza e a vitalidade do meio da música erudita contemporânea em Portugal;
  • estimular uma massa crítica conhecedora e exigente;
  • melhorar a médio e longo prazo a situação desta música e dos seus agentes ativos; criadores, intérpretes, investigadores, pedagogos, programadores e promotores;
  • dialogar com as tutelas e defender os valores próprios da criação, da investigação, da pedagogia e da prática musical erudita contemporânea;
  • fomentar uma maior aproximação com os públicos;
  • intervir através da dimensão formativa;
  • fomentar as sinergias entre a criação, a educação, a performance e a investigação;
  • impulsionar a presença da música criada em Portugal na programação das estruturas artísticas públicas e privadas, em particular as orquestras;
  • contribuir para a partilha e circulação de obras, criadores, investigadores, músicos e pedagogos;
  • contribuir para o combate à precariedade laboral no setor.

Todas as entidades da área da música erudita contemporânea em Portugal que queiram integrar a riZoma, podem comunicar o seu interesse através do e-mail: rizoma.plataforma@gmail.com.

A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

A APEM é filiada na ISME - Internacional Society for Music Education como INA - ISME National Affiliate

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de maio acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  932 142 122

 Envie-nos um email


©  Associação Portuguesa de Educação Musical

©  Associação Portuguesa de Educação Musical