Internacional

Publicações internacionais onde a APEM colaborou ou participou.

Perspectives for music education in schools after the pandemic

Perspetives for music education in schools after the pandemic

A pandemia mundial veio mostrar-nos que por um lado, os professores tinham que aprender rapidamente a gerir e a reorganizar os processos de ensino e aprendizagem de forma diferente porque o tempo e o espaço mudaram. Por outro lado, ficou claro que nunca foi tão fácil olhar para além das fronteiras de cada país, e criar redes de contacto: A necessidade repentina de interagir via videoconferência (uma ferramenta possível e que já existia antes) abriu novas portas a intercâmbios tanto no âmbito nacional como internacional.

Este contexto aproximou-nos e levou-nos a participar nesta publicação conjunta intitulada Perspectives for music education in schools after the pandemic, para a qual representantes das Associações de Professores de Música europeias foram convidados a reunir as diferentes experiências e perspetivas que poderiam ser extraídas destes tempos desafiadores durante a pandemia (que ainda se mantém).

Quase todos os artigos foram escritos por equipas de autores de diferentes países europeus, o que permitiu ter uma perspetiva ampla sobre os aspetos específicos que se tornaram relevantes durante o COVID-19.

A APEM participou nesta publicação com o artigo The experience of music teachers from Portugal and Germany during the Covid-19 pandemic: hard times and creative solutions (pág. 28) da autoria de Manuela Encarnação (Portugal), Maria Helena Vieira (Portugal) e Georg Brunner (Germany).

Mostrar mais publicações


A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

A APEM é filiada na ISME - Internacional Society for Music Education como INA - ISME National Affiliate

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de dezembro acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  932 142 122

 Envie-nos um email


©  Associação Portuguesa de Educação Musical

©  Associação Portuguesa de Educação Musical