Música para o bem-estar
Guia para um currículo musical de recuperação
A organização inglesa Tri-Borough Music Hub (TBMH) supervisiona a educação musical em três bairros de Londres, trabalhando com escolas, alunos e comunidades. Através de um modelo de parcerias centralizado nas autoridades locais - o equivalente aos nossos serviços municipais – a TBMH recebe financiamento do Arts Council England, para disponibilizar um vasto e variado programa de aprendizagem musical dentro e fora das escolas.
Ficámos a conhecer o trabalho que esta organização tem feito durante o tempo de ensino à distância e, com a devida autorização, adaptámos, para a nossa realidade, o guia para um currículo musical de recuperação focado na “música para o bem-estar”.
Será impensável acreditar que as crianças e jovens vão chegar às escolas como estavam no dia em que foram para casa e tiveram que ficar confinados 24 horas por dia sem liberdade e sem os amigos. Pais, filhos e comunidade em geral desejam o regresso à escola, mas esse deve ser bem pensado pelos professores e pela comunidade científica.
Um currículo de recuperação como propõe a TBMH com base no trabalho de Barry Carpenter, Professor de Saúde Mental em Educação da Universidade de Oxford Brookes e Matthew Carpenter, Diretor do Baxter College, foca-se em abordagens mais humanas, preocupadas com o bem-estar fundamental para garantir o desenvolvimento positivo e saudável da criança. Sem isso, dificilmente se obterão resultados com verdadeiro significado e valor pessoal para a criança em termos da sua preparação para a vida adulta.
Sugere-se que o currículo musical de recuperação seja construído sobre 5 eixos, (Relacionamentos – Espaço – Metacognição – Comunidade – Currículo transparente) numa abordagem sistemática, integrada e baseada nas relações humanas para reacender a chama da aprendizagem em cada criança.
Com uma articulação direta com as Aprendizagens Essenciais em Música, a APEM adaptou o quadro do Tri-Borough Music Hub e apresenta uma proposta de Guia para um currículo musical de recuperação: música para o bem-estar.
O documento é apresentado em word de forma a que os professores o possam usar e adaptar ao seu contexto.
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
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