Cada vez mais se torna necessário fazer da aprendizagem um prazer, para poder estimular a curiosidade e o desejo de saber mais. Na área da produção de texto e na aprendizagem da música, fazer a ponte entre texto, letra de canção, melodia e harmonia, pode ser um caminho para melhores e mais completas aprendizagens nos primeiros da escolaridade. A relação entre a música e a palavra, presente na canção, pode e deve ser explorada de forma lúdica e cativante em diversos contextos. Olhar para um texto narrativo ou poético, à luz da musicalidade das palavras, permite-nos ter acesso a um vasto campo de ação em que o balanço de um texto sugere uma sonoridade, uma melodia sugere um texto, uma harmonia faz nascer uma canção.
Cantar palavras - Estratégias para a criação de canções em sala de aula
ESGOTADO
Ação de formação Creditada
25h | Registo: CCPFC/ACC-113371/21
por
Margarida Fonseca Santos
Destinatários:
Professores dos grupos 110 e 250
Datas:
16 de janeiro a 13 de fevereiro de 2023
Valor da Inscrição:
Sócios da APEM com as quotas regularizadas1 - 50 €
Não Sócios2 - 100€
1Os sócios com as quotas em dia, para beneficiarem do desconto de sócio, devem fazer o login no site da APEM.
2Torne-se sócio e poupe de imediato ao inscrever-se nesta formação. Clique aqui para saber mais.
Número máximo de participantes: 15
Modalidade:
A formação decorre maioritariamente em sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas. Existirão, no entanto, algumas sessões síncronas que serão divulgadas oportunamente.
Existirão quatro sessões síncronas das 19h00 às 20h00, às quintas-feiras, nos seguintes dias:
- 21 de abril
- 12 de maio
- 19 de maio
- 26 de maio
Requisitos mínimos para participar na formação:
- Computador com um mínimo de 2 GB RAM/2 GHz no sistema operativo MAC OS X 10.7 ou posterior, Windows 7 ou posterior ou a última versão GNU/LINUX;
- Auscultadores, câmara e microfone;
- Ligação à internet.
Sinopse:
Cada vez mais se torna necessário fazer da aprendizagem um prazer, para poder estimular a curiosidade e o desejo de saber mais.
Na área da produção de texto e na aprendizagem da música, fazer a ponte entre texto, letra de canção, melodia e harmonia, pode ser um caminho para melhores e mais completas aprendizagens nos primeiros da escolaridade.
A relação entre a música e a palavra, presente na canção, pode e deve ser explorada de forma lúdica e cativante em diversos contextos.
Olhar para um texto narrativo ou poético, à luz da musicalidade das palavras, permite-nos ter acesso a um vasto campo de ação em que o balanço de um texto sugere uma sonoridade, uma melodia sugere um texto, uma harmonia faz nascer uma canção.
Objetivos a atingir:
- fornecer ferramentas de produção de estratégias para a diversificação de atividades que ligam palavras e música;
- contribuir para a vivência de processos criativos no uso das palavras, da construção de textos, de melodias, de ritmos e harmonias;
- saber cantar e construir canções usando estratégias que impliquem o envolvimento de todos e metodologias específicas para a criação de ambientes de participação na criação e interpretação individual e coletiva.
Conteúdos da ação:
MÓDULO 1 - AS POTENCIALIDADES DA LIGAÇÃO ENTRE MÚSICA E TEXTO:
Análise desta relação, exercícios práticos e construção de materiais pedagógicos na área da escrita de canções.
MÓDULO 2 - O AFETO E A CRIATIVIDADE:
Reflexão sobre a ligação do afecto à criatividade e sobre a importância da atitude do professor ao pedir um exercício deste tipo.
MÓDULO 3 - A MÚSICA E O TEXTO:
Reflexão e exercícios práticos sobre a importância da musicalidade do texto, partindo da melodia para o texto e do texto para a melodia, não esquecendo a harmonia subjacente. Preparação de textos com banda sonora, não necessariamente canções, e a sua utilidade na criação do gosto pela música e pela escrita/leitura.
MÓDULO 4 - OS EXERCÍCIOS DE ESCRITA CRIATIVA :
Concepção, experimentação e reformulação dos exercícios propostos e sua utilização em situações diferentes como forma de chegar mais facilmente à escrita de canções.
Metodologias de realização da ação:
O curso será realizado totalmente a distância com recurso à plataforma moodle do CFAPEM (Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical) em atividades síncronas e assíncronas.
Esta é uma ação essencialmente prática. O que se pretende é que os formandos experimentem cada uma das estratégias propostas construindo canções e textos, para que sintam, entendam e vivenciem o desenvolvimento da criatividade. Será a forma mais certa de entender o que sentirão os alunos fazendo o mesmo trabalho.
Serão realizados exercícios diversificados que pretendem ser uma fonte de inspiração para outros tantos servindo o mesmo objetivo, que é estimular as crianças a escrever, compor canções, cantar de forma expressiva e desenvolver a audição interior.
Os exercícios serão feitos em grupo e individualmente, sendo o resultado de cada um discutido por todo o grupo.
Será feita uma reflexão sobre todo o material apresentado e sobre a importância da interligação das várias expressões para estimular a criatividade.
Regime de avaliação dos formandos:
De acordo com o exigido, a avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 0 a 10 valores. Serão consideradas duas componentes de avaliação: a participação do formando nas atividades da plataforma. Os registos de avaliação atendem a todos os elementos que traduzam o desempenho do formando, nomeadamente:
- Participação nas atividades propostas;
- Trabalhos e atividades realizadas;
- Elaboração de reflexão crítica individual sobre as atividades desenvolvidas.
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.
A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de:
- 1 a 4,9 valores – Insuficiente
- 5 a 6,4 valores – Regular
- 6,5 a 7,9 valores – Bom
- 8 a 8,9 valores – Muito Bom
- 9 a 10 valores – Excelente
Bibliografia fundamental
- Bach, Pierre (1991) O prazer na escrita : ASA
- Baker, Felicity A. (2015) Therapeutic Songwriting; Palgrave Macmillan
- Goleman, Daniel, Senge, Peter (2014) Triple Focus – A New approach to Education ; More Than Sound
- Orlick, Terry, (1996) Feeling Great – Teach Children to excel at leaving ; Creative Bound Inc.
- Robinson, Ken (1992), "Developing the Arts in Schools", in ACARTE, Educação pela Arte: Pensar o Futuro, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 27-37.
- Rodari, Gianni (1992) Gramática da fantasia: Caminho
- Santos, Margarida F. (2016) Desafios em 77 Plavras! ; Edicare
- Santos, Margarida F. e Serra, Elsa (2007) Quero ser Escritor! Manual de Escrita Criativa para todas as idades: Oficina do Livro
- Santos, Margarida Fonseca, (2005) Histórias de Cantar: Juventude Musical Portuguesa (ilustrações de Carla Nazareth; orquestrações de Francisco Cardoso)
- Santos, Margarida Fonseca, (2015) O segredo da floresta: Genius y Meios (ilustrações de Carla Nazareth; orquestrações de Francisco Cardoso)
Margarida Fonseca Santos
Foi professora de Pedagogia e Formação Musical em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa. Estudou Escrita Criativa, Escrita para Teatro, Guionismo e Curta-Metragem.Tem mais de 100 livros publicados, sendo a maioria na área infantojuvenil, estando mais de metade incluídos no PNL. Publicou dois livros de canções para os mais novos. Dinamiza oficinas de escrita para professores, alunos e adultos. Alguns dos seus romances são De Nome, Esperança (2011) e De Zero a Dez (2014). Publicou, em 2015, o livro AltaMente – treino mental e uso pedagógico da metáfora. A coleção «A Escolha é Minha» (da 20|20) é o seu projeto mais recente, e que corresponde a uma atitude perante o dia-a-dia: podemos não controlar o que nos acontece na vida, mas podemos sempre decidir como vamos reagir a partir daí. É responsável pelo projeto Histórias em 77 palavras, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 2027, tendo publicado o livro Desafios em 77 Palavras.
Informações:
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932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
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