O Certificado Dalcroze Portugal é uma formação proposta pelo Instituto Jacques- Dalcroze em parceria com a Associação Portuguesa de Educação Musical para aqueles que desejam conhecer e aprofundar a pedagogia musical Dalcroze.

Certificado Dalcroze Portugal

Certificado Dalcroze Portugal

Caso tenha interesse


Ação de Formação

220h

Formadores com Diploma Superior Dalcroze da Europa (Suiça e Espanha):

Eugénia Arus, Héléne Nicolet, Maite Bilbao, Silvia Del Bianco e Pablo Cernik



O Certificado Dalcroze Portugal é uma formação proposta pelo Instituto Jaques-Dalcroze em parceria com a Associação Portuguesa de Educação Musical para aqueles que desejam conhecer e aprofundar a pedagogia musical Dalcroze.

Esta formação tem como objetivo geral dar a conhecer aos participantes os princípios base da pedagogia musical Jaques-Dalcroze e a sua aplicação no exercício da profissão. Ela é destinada aos profissionais que desejam enriquecer os seus métodos de ensino e conhecimentos musicais através do movimento corporal, escuta ativa e prática musical viva. A especificidade desta oferta de formação incide na aprendizagem como prática pessoal; favorece a interação e a aprendizagem de natureza global, sensibilizando para o impacto dos sentidos e emoções no ato artístico e pedagógico

O conteúdo do Certificado Dalcroze articula-se em redor de três conceitos base da pedagogia Jaques-Dalcroze:

  1. RITMO: Descobrir os princípios de Jaques-Dalcroze através da utilização do movimento corporal, do desenvolvimento da musicalidade do movimento corporal, da consciencialização e controlo dos gestos, da adequação da energia musical e corporal.
  2. SOLFEJO: Desenvolver o movimento corporal no espaço em relação com a música (audição, improvisação vocal, memorização seguida de reflexão e a restituição); Desenvolver a audição interior e da sensação de espaço sonoro.
  3. IMPROVISAÇÃO INSTRUMENTAL Conduzir à tomada de consciência da força expressiva do som e do ritmo através do instrumento, da voz, dos diferentes efeitos sonoros e da percussão; Praticar a improvisação com o objetivo de gerar respostas corporais e físicas e de sugerir, acompanhar, ou transpor o movimento; Improvisar em diferentes línguas: tonal, atonal, modal, etc.
  4. No final do curso, o formando terá de realizar exames finais para a obtenção do Certificado Dalcroze na pedagogia Jaques-Dalcroze - reconhecido pelo Instituto Jaques-Dalcroze de Genéve.

Objetivos:

  • Adquirir os conhecimentos metodológicos e didáticos específicos da pedagogia Jaques-Dalcroze para os adaptar e aplicar na prática profissional;
  • Conhecer e pôr em prática a metodologia Jaques-Dalcroze num âmbito musical e nas artes cénicas;
  • Experimentar a relação entre a música e o movimento;
  • Improvisar e criar utilizando o corpo, a voz e os instrumentos
  • Desenvolver a improvisação instrumental como prática pessoal e como ferramenta pedagógica;
  • Construir um repertório musical de obras musicais com um objetivo pedagógico/didático.

O Certificado Dalcroze permite ao professor integrar a metodologia Dalcroze nas suas práticas letivas. No entanto, não concede ao seu titular habilitação para lecionar disciplinas, cursos ou formações que tenham na sua designação ou descrição o termo "Dalcroze". A designação Dalcroze é uma marca registada, sendo por isso a sua utilização protegida pela lei.

Esta formação destina-se a todos os profissionais da música, musicoterapia, dança, psicoterapia ou do teatro. São requisitos essenciais para a participação:
  • Possuir conhecimentos musicais e um nível elementar de piano ou nível avançado de outro instrumento. Os cantores devem ter um nível básico de piano.

O Curso Certificado Dalcroze vai realizar-se nas instalações do Conservatório de Música do Porto:

Conservatório de Música do Porto

Praça Pedro Nunes

4050-466 Porto – Portugal


Total de 220h (200h presenciais + 20h de trabalho à distância) de abril de 2024 a junho de 2025)

Calendário:

Semana intensiva 1:

  • 5 a 7 abril 2024 (20 horas aproximadamente)

Fins de semana com 13 horas de formação: maio a julho de 2024 (sábados das 9h às 19h e domingos das 9h30 às 14h30)

  • 4-5 maio de 2024
  • 8-9 junho de 2024
  • 13-14 julho de 2024

Semana intensiva 2:

  • 4-8 de setembro 2024 (35 horas aproximadamente)

Fins de semana com 13 horas de formação: outubro de 2024 a junho de 2025 (sábados das 9h às 19h e domingos das 9h30 às 14h30)

  • 12-13 outubro de 2024
  • 2-3 novembro de 2024
  • 7-8 dezembro de 2024
  • 11-12 janeiro de 2025
  • 1-2 fevereiro de 2025
  • 8-9 março de 2025
  • 5-6 abril de 2025
  • 3 e 4 de maio de 2025

Exames Finais:

  • 4, 5 e 6 de julho de 2025

Das 220 horas totais, é permitida a ausência a um máximo de 26 horas para se obter a certificação na formação.

Os formandos que ultrapassem este limite de forma justificada, terão de compensar essa ausência de uma das seguintes formas:

  • participando noutro Curso Dalcroze em número de horas igual ao número de faltas;
  • realizando um curso com um professor ou instituição aprovados pela coordenação do Curso Dalcroze Portugal (por exemplo, a semana de visitas do Instituto Dalcroze de Genebra ou um curso dado por um professor com um Diploma Superior em qualquer país).

O curso será ministrado por professores especializados do Instituto Jaques-Dalcroze da Suiça e Espanha, formadores internacionais e titulares do diploma superior na pedagogia Jaques-Dalcroze.O curso terá ainda formadores nacionais convidados.


EUGENIA ARUS
HÉLÈNE NICOLET
MAITE BILBAO
PABLO CERNIK
SILVIA DEL BIANCO

O custo total do Curso Certificado Dalcroze é de 3.300,00 euros, correpondentes a 300,00 de inscrição e 3.000,00 de propina.

Forma de pagamento:

Inscrição* (até 31 de outubro de 2023): 300,00 euros

16 mensalidades de 187,50 euros (de abril de 2024 a julho de 2025)

* O Curso Certificado Dalcroze funcionará com um mínimo de 20 participantes. Caso tenha interesse em participar neste curso envie-nos email para info@apem.org.ptCaso não estejam reunidas estas condições, o valor pago pela inscrição será devolvido. Não haverá lugar a reembolso de quaisquer valores pagos por desistência dos formandos.


Efetue o seu registo clicando no link abaixo:



Informações:
apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  932 142 122

 Envie-nos um email


A APEM

A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

Newsletter da APEM

Caros sócios, A APEMNewsletter de março acaba de ser publicada e encontra-se disponível para visualização no site da APEM.
Clique na imagem em cima para ter acesso à mesma.

Apoios:

 República Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos:

apem associação portuguesa de educação musical

Praça António Baião 5B Loja
1500 – 712 Benfica - Lisboa

  21 778 06 29

  932 142 122

 Envie-nos um email


©  Associação Portuguesa de Educação Musical

©  Associação Portuguesa de Educação Musical