Um velho paradigma necessita sempre ser revisto. Quando jogamos aprendemos de forma diversa. Cada jogador descobre coisas diferentes e em instantes diferentes dos outros jogadores, cada jogador aprende ao seu ritmo, logo, de forma mais inclusiva. Esse fenómeno, a par de outros que o jogo promove, é especial e faz do lúdico um aliado riquíssimo do desenvolvimento humano. Por outro lado, o acto de criar novos jogos, mais ainda do que a mera participação neles, muda radicalmente o ponto de vista sobre tudo quanto nos rodeia, melhora a compreensão e simplifica a complexidade, desenvolve as nossas mais profundas capacidades criativas e entusiasmo pelo acto de experimentar. E, se for no coletivo, gera a apetência para a cidadania e a construção de melhores sociedades. Diria, lúdico ao quadrado.
Fábrica de Jogos Musicais
ESGOTADO
Ação de formação de curta duração*
9h | Certificada pelo Centro de Formação da APEM
por
Bitocas Fernandes
Destinatários:
Professores dos grupos 100, 110, 250 e 610, todos os grupos M e todos os interessados.
Datas:
18 de setembro a 2 de outubro de 2023
Horário das sessões síncronas:
- Segunda-feira, 18 de setembro das 19h00 às 20h00
- Segunda-feira, 25 de setembro das 19h00 às 20h00
- Segunda-feira, 2 de outubro das 19h00 às 20h00
Valor da Inscrição:
- Sócios da APEM - 15 €
- Outros - 30€
*Ação de formação de curta duração certificada e reconhecida pelo CFAPEM nos termos do disposto na alínea d) do ponto 1 do artigo 6º, no ponto 2 do artigo 7º e no ponto 2 do artigo 19º do Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro e do Despacho e do Despacho no 5741/2015 de 29 de Maio, retificado pela Declaração de Retificação no 470/2015 de 11 de Junho
Um velho paradigma necessita sempre ser revisto. Quando jogamos aprendemos de forma diversa. Cada jogador descobre coisas diferentes e em instantes diferentes dos outros jogadores, cada jogador aprende ao seu ritmo, logo, de forma mais inclusiva. Esse fenómeno, a par de outros que o jogo promove, é especial e faz do lúdico um aliado riquíssimo do desenvolvimento humano.
Por outro lado, o ato de criar novos jogos, mais ainda do que a mera participação neles, muda radicalmente o ponto de vista sobre tudo quanto nos rodeia, melhora a compreensão e simplifica a complexidade, desenvolve as nossas mais profundas capacidades criativas e entusiasmo pelo ato de experimentar. E, se for no coletivo, gera a apetência para a cidadania e a construção de melhores sociedades. Diria, lúdico ao quadrado.
Objetivos
Na criatividade:
- Novas ferramentas criativas e lúdicas.
- Fantasiar, simular e descobrir no coletivo.
- Conhecer mais sobre a relação entre música, improvisação e jogo.
Na terapia:
- Apetências para uma prática musical informal e descontraída.
- Usar contextos lúdicos para desmontar bloqueios.
- Promover o encontro com o estranho e o inesperado.
- Aproveitar a música como um meio para a interação e socialização.
Na cultura, na didáctica e na cidadania:
- Abertura a novas linguagens.
- Relacionar a música com todas as áreas de conhecimento.
- Ruptura de pré-conceitos e abertura a novos paradigmas.
Conteúdos
Música
- Música enquanto arte exploratória
- Improvisação e jogos performativos
- Estratégia musical, música e ludicidade
- Jogos enquanto partituras vivas e dinâmicas
- Parâmetros sonoros e musicais
- Ritmo, Harmonia e sincronicidade
Diversidade
- Jogos, diversidade e simulação de mundos,
- Ordem e caos
- Exercícios, joguetes, jogos e rituais lúdicos
- Recursos sonoros expandidos
Criatividade
- Trans e Multi disciplinaridades
- Axiomas, representação simbólica e semântica
- A exploração e a criatividade
- Imaginação e inventividade
- Pensamento, comunicação, movimento e descoberta
- Provocadores lúdicos
- Liberdade e disponibilidade
Natureza
- Competição e colaboração
- Super poderes naturais, a natureza do ser humano e ludicidade
- Jogo, autonomia e autopoiesis
- Os sentidos, os poderes de reação e flexibilidade
- Regras, lógica e aleatoriedade
Inclusão
- Níveis de aprendizagem e interação multinível
- Música com tudo o que vem à mão e ao pensamento
- Terra de todos - trautear, rabiscar, gingar e maquetar
- Erros, distrações e preconceitos vários
- Memória e esquecimento
Interação
- Jogar e brincar no coletivo
- Comunicação subjetiva e linguagens inventadas
- Relações intra e interpessoais
- Adaptação a novos contextos e atualização dos mesmos
- Avatares, interação e mudança de papéis.
- Nós e o outros como partes de um sistema social
- Cidadania musical
Metodologia
O curso será realizado totalmente a distância com recurso à plataforma moodle do CFAPEM (Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical) em atividades síncronas e assíncronas e será dividido em 2 fases ou módulos:
- Módulo 1 - Conhecer um universo lúdico alternativo para a prática e aprendizagem musicais.
- Módulo 2 - Criar/Construir novos jogos performativos/musicais
Serão realizadas 3 videoconferências e disponibilizados um conjunto de recursos multimedia. Durante cada um dos módulos os formandos são convidados a desenvolver uma atividade individual na qual aplicarão os novos conhecimentos adquiridos:
No final, os formandos deverão ser capazes ou estar mais aptos para conceber novas formas de preparar atividades lúdicas, de ludificar os conteúdos programáticos e criar materiais tangíveis para facilitar a imersão e diversão nos jogos musicais.
Bibliografia
- Hermann Hesse (1989), O jogo das contas de vidro, Publicações Dom Quixote
- Carlos D. Fregtman (1996), Música transpessoal, Editora Pensamento-Cultrix
- Murray Schafer (1991), O ouvido pensante, Fundação Editora da UNESP
- Johan Huizinga(1971), Homo Ludens, Editora perspectiva
- Bitocas Fernandes, https://bitocasfernandes.wordpress.com/
Bitocas Fernandes
Facilitador criativo, artista plástico, performer e pedagogo. Nasceu em 1968, numa família de músicos. Estudou no Conservatório de Música de Aveiro e na Escola Profissional de Música de Espinho mas, foi de forma autodidata que desenvolveu as suas pesquisas pedagógico-musicais. Os seus métodos muito pessoais encontram-se espelhados no projecto O Jogo Aberto que envolve design de jogos, laboratórios temáticos e eventos interativos, gerando contextos para uma prática musical mais criativa através do lúdico. Co-fundou com seus irmãos a d'Orfeu - Associação Cultural, coordenou o AparqA! - Centro Criativo da Alta Vila (2008-2011), atualmente, é membro fundador da Glocalmusic, cooperativa para o desenvolvimento da música criativa e colabora regularmente com várias instituições promovendo iniciativas que misturam arte, ludicidade e interação.
Informações:
apem associação portuguesa de educação musical
1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt
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