Um velho paradigma necessita sempre ser revisto. Quando jogamos aprendemos de forma diversa. Cada jogador descobre coisas diferentes e em instantes diferentes dos outros jogadores, cada jogador aprende ao seu ritmo, logo, de forma mais inclusiva. Esse fenómeno, a par de outros que o jogo promove, é especial e faz do lúdico um aliado riquíssimo do desenvolvimento humano. Por outro lado, o acto de criar novos jogos, mais ainda do que a mera participação neles, muda radicalmente o ponto de vista sobre tudo quanto nos rodeia, melhora a compreensão e simplifica a complexidade, desenvolve as nossas mais profundas capacidades criativas e entusiasmo pelo acto de experimentar. E, se for no coletivo, gera a apetência para a cidadania e a construção de melhores sociedades. Diria, lúdico ao quadrado.

Fábrica de Jogos Musicais

Fábrica de Jogos Musicais

ESGOTADO

Ação de formação de curta duração*

9h | Certificada pelo Centro de Formação da APEM

por

Bitocas Fernandes

Destinatários:

Professores dos grupos 100, 110, 250 e 610, todos os grupos M e todos os interessados.

Datas:

18 de setembro a 2 de outubro de 2023

Horário das sessões síncronas:
  • Segunda-feira, 18 de setembro das 19h00 às 20h00
  • Segunda-feira, 25 de setembro das 19h00 às 20h00
  • Segunda-feira, 2 de outubro das 19h00 às 20h00
Valor da Inscrição:
  • Sócios da APEM - 15 €
  • Outros - 30€

*Ação de formação de curta duração certificada e reconhecida pelo CFAPEM nos termos do disposto na alínea d) do ponto 1 do artigo 6º, no ponto 2 do artigo 7º e no ponto 2 do artigo 19º do Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro e do Despacho e do Despacho no 5741/2015 de 29 de Maio, retificado pela Declaração de Retificação no 470/2015 de 11 de Junho


Um velho paradigma necessita sempre ser revisto. Quando jogamos aprendemos de forma diversa. Cada jogador descobre coisas diferentes e em instantes diferentes dos outros jogadores, cada jogador aprende ao seu ritmo, logo, de forma mais inclusiva. Esse fenómeno, a par de outros que o jogo promove, é especial e faz do lúdico um aliado riquíssimo do desenvolvimento humano.

Por outro lado, o ato de criar novos jogos, mais ainda do que a mera participação neles, muda radicalmente o ponto de vista sobre tudo quanto nos rodeia, melhora a compreensão e simplifica a complexidade, desenvolve as nossas mais profundas capacidades criativas e entusiasmo pelo ato de experimentar. E, se for no coletivo, gera a apetência para a cidadania e a construção de melhores sociedades. Diria, lúdico ao quadrado.


Objetivos

Na criatividade:

  • Novas ferramentas criativas e lúdicas.
  • Fantasiar, simular e descobrir no coletivo.
  • Conhecer mais sobre a relação entre música, improvisação e jogo.

Na terapia:

  • Apetências para uma prática musical informal e descontraída.
  • Usar contextos lúdicos para desmontar bloqueios.
  • Promover o encontro com o estranho e o inesperado.
  • Aproveitar a música como um meio para a interação e socialização.

Na cultura, na didáctica e na cidadania:

  • Abertura a novas linguagens.
  • Relacionar a música com todas as áreas de conhecimento.
  • Ruptura de pré-conceitos e abertura a novos paradigmas.

Conteúdos

Música

  • Música enquanto arte exploratória
  • Improvisação e jogos performativos
  • Estratégia musical, música e ludicidade
  • Jogos enquanto partituras vivas e dinâmicas
  • Parâmetros sonoros e musicais
  • Ritmo, Harmonia e sincronicidade

Diversidade

  • Jogos, diversidade e simulação de mundos,
  • Ordem e caos
  • Exercícios, joguetes, jogos e rituais lúdicos
  • Recursos sonoros expandidos

Criatividade

  • Trans e Multi disciplinaridades
  • Axiomas, representação simbólica e semântica
  • A exploração e a criatividade
  • Imaginação e inventividade
  • Pensamento, comunicação, movimento e descoberta
  • Provocadores lúdicos
  • Liberdade e disponibilidade

Natureza

  • Competição e colaboração
  • Super poderes naturais, a natureza do ser humano e ludicidade
  • Jogo, autonomia e autopoiesis
  • Os sentidos, os poderes de reação e flexibilidade
  • Regras, lógica e aleatoriedade

Inclusão

  • Níveis de aprendizagem e interação multinível
  • Música com tudo o que vem à mão e ao pensamento
  • Terra de todos - trautear, rabiscar, gingar e maquetar
  • Erros, distrações e preconceitos vários
  • Memória e esquecimento

Interação

  • Jogar e brincar no coletivo
  • Comunicação subjetiva e linguagens inventadas
  • Relações intra e interpessoais
  • Adaptação a novos contextos e atualização dos mesmos
  • Avatares, interação e mudança de papéis.
  • Nós e o outros como partes de um sistema social
  • Cidadania musical

Metodologia

O curso será realizado totalmente a distância com recurso à plataforma moodle do CFAPEM (Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical) em atividades síncronas e assíncronas e será dividido em 2 fases ou módulos:

  • Módulo 1 - Conhecer um universo lúdico alternativo para a prática e aprendizagem musicais.
  • Módulo 2 - Criar/Construir novos jogos performativos/musicais

Serão realizadas 3 videoconferências e disponibilizados um conjunto de recursos multimedia. Durante cada um dos módulos os formandos são convidados a desenvolver uma atividade individual na qual aplicarão os novos conhecimentos adquiridos:

No final, os formandos deverão ser capazes ou estar mais aptos para conceber novas formas de preparar atividades lúdicas, de ludificar os conteúdos programáticos e criar materiais tangíveis para facilitar a imersão e diversão nos jogos musicais.


Bibliografia

  • Hermann Hesse (1989), O jogo das contas de vidro, Publicações Dom Quixote
  • Carlos D. Fregtman (1996), Música transpessoal, Editora Pensamento-Cultrix
  • Murray Schafer (1991), O ouvido pensante, Fundação Editora da UNESP
  • Johan Huizinga(1971), Homo Ludens, Editora perspectiva
  • Bitocas Fernandes, https://bitocasfernandes.wordpress.com/
Bitocas Fernandes

Bitocas Fernandes

Facilitador criativo, artista plástico, performer e pedagogo. Nasceu em 1968, numa família de músicos. Estudou no Conservatório de Música de Aveiro e na Escola Profissional de Música de Espinho mas, foi de forma autodidata que desenvolveu as suas pesquisas pedagógico-musicais. Os seus métodos muito pessoais encontram-­se espelhados no projecto O Jogo Aberto que envolve design de jogos, laboratórios temáticos e eventos interativos, gerando contextos para uma prática musical mais criativa através do lúdico. Co-fundou com seus irmãos a d'Orfeu ­- Associação Cultural, coordenou o AparqA! - Centro Criativo da Alta Vila (2008-2011), atualmente, é membro fundador da Glocalmusic, cooperativa para o desenvolvimento da música criativa e colabora regularmente com várias instituições promovendo iniciativas que misturam arte, ludicidade e interação.

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A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.

Cantar Mais

Cantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções) com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Saiba mais em:
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©  Associação Portuguesa de Educação Musical

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