Depois da Fábrica de Jogos Musicais, BitOcas Fernandes traz uma nova ferramenta conceptual, qual caixa de legos, para criar versáteis e infinitos interfaces para a exploração musical e alargar o universo da "improvisação com direção assistida". Com grande potencial pedagógico, sem tecnologia ou eletrónica, o Mixer 3.0 permite tudo o que estas fornecem aos criadores musicais, somente usando objetos que representam os botões e os visores da tecnologia para criar eficientes interfaces analógicos e tangíveis capazes de controlar todos os parâmetros da som e fáceis de usar por todos. O Miixer 3.0 cresceu a par da ideia de que um músico em desenvolvimento, hoje em dia, deve somar características do intérprete, do compositor, do improvisador, do maestro, do engenheiro ou técnico de som, do dj, do designer sonoro e outros tipos de produtores musicais, para de forma multidisciplinar possa aproveitar o essencial de todos os mundos que à música dizem respeito. Uma ferramenta criativa tanto para professores e animadores musicais como para grupos autónomos de criação musical.
MIIXER 3.0
Continuando a Fábrica de Jogos Musicais
ESGOTADO
Ação de formação de curta duração*
9h | Certificada pelo Centro de Formação da APEM
por
Bitocas Fernandes
Destinatários:
Professores dos grupos 100, 110, 150, 250, D06 e 610, todos os grupos M e todos os interessados.
Datas:
8 a 22 de abril de 2024
Horário das sessões síncronas:
- Segunda-feira, 8 de abril das 19h00 às 20h00
- Segunda-feira, 15 de abril das 19h00 às 20h00
- Segunda-feira, 22 de abril das 19h00 às 20h00
Valor da Inscrição:
- Sócios da APEM - 15 €
- Outros - 30€
*Ação de formação de curta duração certificada e reconhecida pelo CFAPEM nos termos do disposto na alínea d) do ponto 1 do artigo 6º, no ponto 2 do artigo 7º e no ponto 2 do artigo 19º do Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro e do Despacho e do Despacho no 5741/2015 de 29 de Maio, retificado pela Declaração de Retificação no 470/2015 de 11 de Junho
Depois da Fábrica de Jogos Musicais, BitOcas Fernandes traz uma nova ferramenta conceptual, qual caixa de legos, para criar versáteis e infinitos interfaces para a exploração musical e alargar o universo da "improvisação com direção assistida". Com grande potencial pedagógico, sem tecnologia ou eletrónica, o Miixer 3.0 permite tudo o que estas fornecem aos criadores musicais, somente usando objetos que representam os botões e os visores da tecnologia para criar eficientes interfaces analógicos e tangíveis capazes de controlar todos os parâmetros da som e fáceis de usar por todos.
O Miixer 3.0 cresceu a par da ideia de que um músico em desenvolvimento, hoje em dia, deve somar características do intérprete, do compositor, do improvisador, do maestro, do engenheiro ou técnico de som, do dj, do designer sonoro e outros tipos de produtores musicais, para de forma multidisciplinar possa aproveitar o essencial de todos os mundos que à música dizem respeito. Uma ferramenta criativa tanto para professores e animadores musicais como para grupos autónomos de criação musical.
Objetivos
- Interação musical, socialização, criatividade e desenvolvimento cognitivo
- Fazer música espontânea, sem a sensação de estar perdido
- Utilização do jogo e a imaginação como ferramentas pedagógica e de entretenimento musical
- Alargar os âmbito da criatividade musical
- Abrir espaço à utilização de brinquedo sérios na música
- Quebrar mitos como "música é para profissionais" ou "jogos são para crianças"
- Treinar o "saber ouvir", "saber reagir" e o "saber jogar"
- Promover a interacção entre a música, a imaginação, a criatividade e o lúdico
- Potenciar intuição e os momentos de "eureca!"
- Divertir-se muito com pouco
- Potenciar a ironia, a metáfora e o discurso subjetivo
- Lidar com simplicidade nos sistemas complexos
- Aprimoramento do foco auditivo e da escuta periférica
- Desenvolver apetência para uma prática musical informal e descontraída.
- Devolver aos aspirantes a iniciativa músical e o controle da criação
- Experimentar mecanismos para a socialização lúdica através da Música
O Miixer 3.0 promove:
- Arte para todos (toda a gente pode experimentar).
- Ruptura de conceitos pré-estabelecidos.
- Diversão e descontração (lúdico e informal).
- Interacção e sociabilidade (contacto interpessoal e comunicação).
- Improvisação e criação espontânea (a música é imprevisível, natural e efémera).
- Reprodução analógica dos sistemas digitais (metáfora tecnológica).
- A distribuição da figura do director e a promoção da horizontalidade na experiência musical.
Conteúdos
Música
- Música enquanto arte exploratória
- Improvisação e jogos performativos
- Estratégia musical, música e ludicidade
- Jogos enquanto partituras vivas e dinâmicas
- Parâmetros sonoros e musicais
- Ritmo, Harmonia e sincronicidade
Diversidade
- Jogos, diversidade e simulação de mundos,
- Ordem e caos
- Exercícios, joguetes, jogos e rituais lúdicos
- Recursos sonoros expandidos
Criatividade
- Trans e Multi disciplinaridades
- Axiomas, representação simbólica e semântica
- A exploração e a criatividade
- Imaginação e inventividade
- Pensamento, comunicação, movimento e descoberta
- Provocadores lúdicos
- Liberdade e disponibilidade
Natureza
- Competição e colaboração
- Super poderes naturais, a natureza do ser humano e ludicidade
- Jogo, autonomia e autopoiesis
- Os sentidos, os poderes de reação e flexibilidade
- Regras, lógica e aleatoriedade
Inclusão
- Níveis de aprendizagem e interação multinível
- Música com tudo o que vem à mão e ao pensamento
- Terra de todos - trautear, rabiscar, gingar e maquetar
- Erros, distrações e preconceitos vários
- Memória e esquecimento
Interação
- Jogar e brincar no coletivo
- Comunicação subjetiva e linguagens inventadas
- Relações intra e interpessoais
- Adaptação a novos contextos e atualização dos mesmos
- Avatares, interação e mudança de papéis.
- Nós e o outros como partes de um sistema social
- Cidadania musical
Metodologia
O curso será realizado totalmente a distância com recurso à plataforma moodle do CFAPEM (Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical) em atividades síncronas e assíncronas e será dividido em 3 fases ou módulos:
- Módulo 1 - Conhecer algumas "máquinas" do Miixer 3.0
- Módulo 2 - Criar kit pessoal e novos interfaces a partir dos apresentados
- Criar duas ou mais "máquinas" novas em colaboração com grupo de exploração
- Módulo 3 - Partilhar criações e visões de futuro com turma
Serão realizadas 3 videoconferências e disponibilizados um conjunto de recursos multimedia. Durante cada um dos módulos os formandos são convidados a desenvolver uma atividade individual na qual aplicarão os novos conhecimentos adquiridos:
No final, os formandos deverão ser capazes ou estar mais aptos para conceber novos interfaces tangíveis, de utilizar um kit personalizado nas suas sessões de criação musical, ludificar os conteúdos programáticos para facilitar a imersão e diversão nos jogos musicais.
Bibliografia
- Hermann Hesse (1989), O jogo das contas de vidro, Publicações Dom Quixote
- Carlos D. Fregtman (1996), Música transpessoal, Editora Pensamento-Cultrix
- Murray Schafer (1991), O ouvido pensante, Fundação Editora da UNESP
- Johan Huizinga(1971), Homo Ludens, Editora perspectiva
- Bitocas Fernandes, https://bitocasfernandes.wordpress.com/
Bitocas Fernandes
Facilitador criativo, artista plástico, performer e pedagogo. Nasceu em 1968, numa família de músicos. Estudou no Conservatório de Música de Aveiro e na Escola Profissional de Música de Espinho mas, foi de forma autodidata que desenvolveu as suas pesquisas pedagógico-musicais. Os seus métodos muito pessoais encontram-se espelhados no projecto O Jogo Aberto que envolve design de jogos, laboratórios temáticos e eventos interativos, gerando contextos para uma prática musical mais criativa através do lúdico. Co-fundou com seus irmãos a d'Orfeu - Associação Cultural, coordenou o AparqA! - Centro Criativo da Alta Vila (2008-2011), atualmente, é membro fundador da Glocalmusic, cooperativa para o desenvolvimento da música criativa e colabora regularmente com várias instituições promovendo iniciativas que misturam arte, ludicidade e interação.
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Informações:
apem associação portuguesa de educação musical
1500 – 712 Benfica - Lisboa
21 778 06 29
932 142 122
A APEM
A Associação Portuguesa de Educação Musical, APEM, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como uma componente essencial na formação musical especializada.
Cantar Mais
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© Associação Portuguesa de Educação Musical
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