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Editorial da APEMNewsletter - Novembro - 2021
Lições de um eEncontro e uma canção para cantar...
O XV Encontro Nacional da APEM veio recolocar a Música no centro da música, ou seja, a música que existe ou existiu no mundo em toda a sua diversidade geográfica, social, cultural e temporal como a “matéria” fundamental para a educação. E essa matéria está no mundo e é feita por pessoas deste mundo. Sem termos em conta a realidade musical global, a nossa ação enquanto professores de música fica muito aquém da nossa responsabilidade educativa.
Não é que consigamos tudo conhecer e tudo saber. Muito longe disso. Mas é ter a consciência que o mundo musical existe para além das nossas realidades sociais e culturais e que sabemos como aceder a outras realidades musicais para conhecer, compreender e podermos atribuir-lhes significados. Todos sabemos que as teorias de desenvolvimento das crianças sugerem que a aprendizagem musical é um processo gradual que começa com as vivências e experiências totalmente sensoriomotoras das crianças na aquisição do conhecimento, fazendo essas aprendizagens através do tato, do sabor, do cheiro, do olhar e do ouvir e na forma como estão preparadas para interagir através do movimento corporal. É precisamente na forma como brincam com os sons e os fazem que as crianças, desde a infância ao pré-escolar, vão compreendendo como “funciona” a música: os diferentes conceitos musicais vão se desenvolvendo e as crianças vão percebendo o que estes significam para a música. Durante o 1º ciclo e, nesta sequência, até à adolescência, as crianças ganham maturidade física e intelectual, não só para compreenderem estruturas musicais, mas também para criarem peças originais expressivas, tanto com a voz como com instrumentos e analisá-las verbalmente. Acreditamos que a capacidade de expressão musical está dentro de cada criança e que pode e deve ser estimulada pela ação e orientação de um professor de música através dos mais variados diálogos musicais que a própria música proporciona. Mas é preciso que essa orientação aconteça e seja uma realidade para todas as crianças e jovens.
As várias apresentações que tivemos oportunidade de assistir e também de participar no XV eEncontro da APEM, se por um lado nos interpelam no que diz respeito à imensidão dos mundos da Música e às múltiplas formas de como se podem organizar práticas artísticas e pedagógicas, por outro lado, enquanto Associação, deixam-nos orgulhosos pela possibilidade de partilha de tantas boas realidades e práticas musicais que devem ser mostradas e reconhecidas. Muito obrigada a todos os que tão generosamente apresentaram os seus trabalhos e proporcionaram reflexões tão ricas e pertinentes.
Também durante este XV eEncontro, em todas as aberturas nos quatro dias, apresentámos, em estreia absoluta, uma “canção à espera de palavras” da autoria de Luísa Sobral. Esta vai ser a “matéria” que crianças do 3º ao 6º ano de escolaridade vão poder viver, cantar e criar palavras até tornarem a canção sua, nas suas turmas. Fica assim lançada a canção para o 2º Concurso “Canção à espera de palavras”: porque acreditamos também que não pode haver relação mais íntima com a música do que cantar uma canção.
Manuela Encarnação
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