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Editorial da APEMNewsletter - Março - 2020

Editorial da APEM Newsletter - Março - 2020

A Música na Educação em tempos de Distanciamento Social

Não podíamos imaginar que este mês escreveríamos perante uma pandemia que, por certo, nos vai fazer mudar de vida, o que de facto já começou a acontecer. Nunca estivemos tão distanciados social e profissionalmente e ao mesmo tempo tão próximos uns dos outros, agora que as partilhas em redes sociais nos envolvem em ambientes sociais, artísticos e musicais muito mais íntimos.

Nos dias em que nos recolhemos em casa e nos ligámos ao exterior, fomos de imediato invadidos por uma imensidão de informação e diversas e fantásticas possibilidades de teletrabalho. Mas estas possibilidades podem também trazer angústia, tanto pessoal como profissional. E isso não serve ninguém.

Perante a suspensão de aulas como medida para conter novas contaminações e contribuir para achatar a curva epidémica1, a UNESCO apresenta 10 recomendações sobre o ensino à distância2. Refletimos aqui sobre as quatro primeiras recomendações desta modalidade de ensino, uma vez que as consideramos fundamentais, pois sem elas dificilmente temos sucesso. A saber:

“1 – Analise a resposta e escolha as melhores ferramentas” A primeira preocupação deve ser a escolha de tecnologias e meios de comunicação adequados ao que se pretende comunicar, perante as possibilidades dos contextos de cada lugar e a sua exequibilidade funcional.

“2 – Assegure-se de que os programas são inclusivos” Sabermos se com essas tecnologias e formas de comunicar escolhidas, todos os alunos estão “presentes”. Nas nossas escolas sabemos que nem todas as famílias são funcionais e nesta situação de exceção, completamente nova para todas, a exclusão pode agravar-se e alargar-se a mais alunos.

“3 – Atente para a segurança e a proteção de dados” Garantir que não estamos a violar a privacidade dos alunos e famílias.

“4 – Dê prioridade a desafios psicossociais, antes de problemas educacionais”

Antes de enviarmos trabalhos, tarefas ou desafios relacionados com a disciplina ou área de estudo, é fundamental perceber como estão os nossos alunos a reagir a este distanciamento social e ajudá-los a integrar no seu quotidiano, conjuntamente com o envolvimento das suas famílias, estas novas formas de interação. Sem se criar um clima e um novo ambiente de aprendizagem não é possível passar ao pleno ensino e aprendizagem à distância.

Porque os professores também têm família, porque toda esta situação que estamos a viver é completamente nova para todos, o trabalho em equipa (mais uma vez) é crucial nesta fase de isolamento. Também nesta dimensão temos que criar condições para refletir conjuntamente com os nossos pares. As direções das escolas têm particular responsabilidade neste âmbito. O foco deve estar sempre nas crianças, jovens, alunos e nas condições e formas de ensino à distância que sejam motivadoras e efetivas e não no “controlo” dos professores através de envio de relatórios por email de tudo, como já nos foi reportado. Nada está na mesma, nada é igual, quase nada pode ter os mesmos procedimentos. Devemos aproveitar este tempo para nos reinventarmos profissionalmente.

Em música, dificilmente podemos fazer da mesma maneira, mas podemos valorizar domínios da educação musical que menos proporcionamos no trabalho direto com as turmas. Por exemplo, no domínio da “Experimentação e criação” das aprendizagens essenciais, estamos num momento em que os alunos podem “Improvisar peças musicais (...) com técnicas e tecnologias gradualmente mais complexas” e “Compor peças musicais com diversos propósitos, combinando e manipulando vários elementos da música (altura, dinâmica, ritmo, forma, timbres e texturas), utilizando recursos diversos (voz, corpo, objetos sonoros, instrumentos musicais, tecnologias e software).”

A este propósito a APEM criou uma página (no nosso próprio site) de “Recursos Web”3 para os professores explorarem e poderem divulgar aos seus alunos, sugerindo diversificadas tarefas.

E como tantos sabem, a plataforma digital Cantar Mais (www.cantarmais.pt) criada e desenvolvida pela APEM e online desde 2015, é ela própria um centro de recursos artísticos e pedagógicos com muito por explorar na escola e na família. Um mundo de possibilidades.

Por último, recordamos a temática do último Encontro Nacional da APEM, “Aprender música hoje: repensar e fazer de novo”. Está na ordem do dia.

Neste “hoje”, a atualidade da aprendizagem musical requer ainda mais reflexão e outros modos e meios de fazer música e aprender. Que não incluem apenas novas tecnologias, mas também novas formas de interação social.

A música como forma de expressão, linguagem, arte, atividade social e tecnologia, assume um valor educativo e artístico ímpar, tanto pela sua própria natureza criativa como pelo contributo no desenvolvimento e bem-estar pessoal, psicológico, social e emocional ainda mais necessário agora. Logo, não poderá estar em causa em tempos de distanciamento social, antes pelo contrário. A criatividade humana, conjuntamente com a tecnologia que está nos dedos dos nossos alunos, pode trazer música de forma diferente e ser motivo de uma maior aproximação de professores e alunos.

Com calma, inteligência, bom senso e profissionalismo chegaremos a bom porto.

1https://news.un.org/pt/story/2020/03/1706691?fbclid=IwAR2dhXPEMN0-KW_BERqkgK5ytpWmoOcQTIxF0pKU9fhfwE3XNYfvyAeaiis

2https://expresso.pt/coronavirus/2020-03-17-Covid-19.-Os-portugueses-tem-agora-uma-missao-achatar-a-curva-2

3https://www.apem.org.pt/apoio-ao-professor/recursos-web/

Manuela Encarnação


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Saiba mais em:
http://www.cantarmais.pt/pt

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